24 janeiro 2006

VIVER NO CAMPO

Viver no Campo (Green Acres, no original) foi uma série cómica que passou na nossa televisão no início da década de 70. A história constava de um casal de nova iorquinos, um advogado bem sucedido e a sua mulher, que se mudava da grande cidade para uma aldeia remota, de nome Hooterville, onde quase todos os habitantes eram, por assim dizer, …peculiares.

Oliver Douglas, o advogado que se mudara, permanece ao longo da série como a referência do senso comum, enquanto o desempenho da esposa, Lisa Douglas, a cargo de Eva Gabor (uma dumb blonde* de catálogo), deixa-nos sempre na dúvida se o que vemos é o resultado do trabalho de representação ou se Eva Gabor aparece tal qual como é, porque nem tem elaboração para mais.

Há muitos para quem a eleição recente de Cavaco Silva é precisamente o inverso do enredo de Viver no Campo: um labrego que se muda para o Palácio de Belém. Há outros para quem um dos maiores motivos de preocupação é a sua esposa que, não tendo sido eleita, nem é, visivelmente, uma dumb blonde, tem um imenso potencial por onde pode contribuir para o enredo do Palácio de Belém nos próximos anos.

* Loura estúpida.

1 comentário: