20 fevereiro 2007

007 - FROM CZECHOSLOVAKIA WITH STRENGTH

Ainda a respeito das competições de atletismo nos Jogos Olímpicos de Montreal de 1976 e do grande galo colectivo que a nação portuguesa apanhou na prova de 10.000 metros, quando o finlandês Lasse Viren se escapou na última volta a Carlos Lopes, como muito bem recordou o Freitas num seu comentário, queria deixar ainda a referência a uma cachopa que se revelou na prova de lançamento do peso feminino, onde ganhou a medalha de bronze, a checa Helena Fibingerova (ao lado direito).

Já aqui falei das nadadoras da RDA, um tipo físico marcante, mas as atletas da Checoslováquia não lhes ficavam atrás. Podiam não ser umas moças encantadoras, mas que não fiquem dúvidas do quanto eram eficazes. Helena Fibingerova ainda é a detentora da terceira melhor marca do lançamento do peso de sempre, com 22,32 metros. A marca foi obtida em 1977! Além disso, é a recordista mundial da mesma disciplina em pista coberta. Como curiosidade, refira-se que, entre as dez melhores marcas mundiais da disciplina na actualidade, apenas uma (a 9ª) foi obtida depois de 1991.

Outra das vedetas do atletismo checo foi a corredora Jarmila Kratochvilova (à esquerda), dois anos mais nova que a sua colega, e que ainda hoje detém o recorde mundial dos 800 metros (1 min. 53,28 seg.) e a segunda melhor marca mundial nos 400 metros (47,99 seg.), ambos obtidas em 1983! Na lista das melhores marcas de sempre dos 800 metros há apenas duas marcas (7ª e 8ª) que foram obtidas depois de 1991, e na mesma lista dos 400 metros são quatro (3ª, 6ª, 7ª e 9ª) as marcas obtidas depois daquele ano.

Perante este conjunto de dados, não será particularmente original levantar as suspeitas (que, em muitos casos, são já certezas) quanto quase todos os grandes resultados do atletismo feminino do passado (bem como muitos do sector masculino) foram falseados devido ao doping. Com toda a lógica, seria um absurdo pensar que durante uma geração inteira (desde 1991), os atletas desaprenderam todas os sofisticadas métodos de treino que permitiram obter tais resultados em quase todas as disciplinas, a não ser que esses métodos fossem ilícitos e agora detectáveis…
Pessoalmente, sem quaisquer ideologias, prefiro as moças que aquele país deu a conhecer ao mundo depois da revolução de veludo...

3 comentários:

  1. De facto, há atletas cuja feminidade é dificilmente perceptível.
    É o caso da impressionante corredora moçambicana Maria (?)Matola que mais parece um jogador de rugby...

    ResponderEliminar
  2. Reforçando o que escrevi no poste, é impressionante como, mesmo assim, Maria Mutola (que chegou a ser portuguesa durante dois anos e meio... de 1972 a 1975) nunca se conseguiu aproximar a menos de dois segundos do record mundial estabelecido por Kratochvilova em 1983

    ResponderEliminar
  3. Percebo que prefiras essas outras jovens ;)
    Só prova o teu bom gosto ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.