29 janeiro 2024

QUANDO O CHAT GPT ME FAZ LEMBRAR UMA ESPÉCIE DE «RESSURREIÇÃO» DE JOSÉ HERMANO SARAIVA

Mas o mais interessante resultado do «novo hobby de WC» de Nuno Markl (provavelmente porque terá sido o desafio mais desvairado proposto ao Chat GPT), são os prodígios de imaginação a que aquele dispositivo nos pretende levar para conferir consistência histórica a uma «expressão popular» como «avaliar as nalgas ao Sidónio». Vale a leitura atenta, que se sustenta numa primeira parte assente em factos históricos indesmentíveis a respeito de Sidónio Pais para depois fazer uma inflexão especulativa a respeito do formato das suas nádegas, alicercada numa autópsia que não existiu e que contorna o detalhe que, para a «revelação» da «deformação das nádegas», essa autópsia teria sido dispensável, já que uma tal hipotética deformação corporal teria sido conhecida em vida (Sidónio Pais tinha 46 anos quando foi assassinado).
Admito a minha surpresa com a inventividade do Chat GPT nestas circunstâncias, e admito o quanto ela me fez lembrar um verdadeiro vulto da inventividade histórica, apenas absolvido porque era também um excelente comunicador televisivo, José Hermano Saraiva, que, não raro, conseguia contar uns episódios que «não era impossível»(sic) que pudessem ter ocorrido precisamente como ele os contava... Os auditórios televisivos apreciavam-no sobremaneira, porque as histórias que contava eram muito vivas. Em contrapartida, os meios académicos não o apreciavam, porque muitas vezes o enredo dessas histórias era mais imaginado do que comprovado. Por aquela sua capacidade de inventar «o que não era impossível ter acontecido», tenho que confessar que a explicação acima me fez pensar numa espécie de «ressurreição» de José Hermano Saraiva... É um elogio. Mas o Chat GPT parece-me mais apropriado para escrever argumentos de histórias, não episódios da História.

Sem comentários:

Enviar um comentário