31 janeiro 2024

A CONQUISTA DE BEIJING

(Republicação)
31 de Janeiro de 1949. Culminando a campanha Pingjin, as tropas do exército popular de libertação (ELP) comunista entram em Beijing, cidade que fora a capital histórica da China desde os princípios do século XV até à proclamação da República em 1911. Apesar da sua importância simbólica, os cerca de 250.000 homens das forças nacionalistas que se lhes opunham não se dispuseram a defender a cidade, prenunciando um colapso cada vez mais acelerado do regime nacionalista e a vitória cada vez mais próxima dos comunistas na Guerra Civil. Neste cartaz contemporâneo celebrando a tomada da cidade, pode reconhecer-se uma (hoje famosa) praça Tiananmen estilizada, em que os retratos do muro são vários (e não apenas o de Mao), as massas populares vestem roupas garridas e variadas (e não apenas um macacão igual para todos), e os braços esticados apenas celebram (e não servem para brandir um livrinho vermelho). Todas os pormenores entre parenteses iriam ser uma outra moda dali por uns 20 anos. Os comunistas sempre foram muito mais simpáticos antes de tomarem o poder...

2 comentários:

  1. Por que razão Beijing e não Pequim?

    Obrigado.

    João G. Pais

    ResponderEliminar
  2. Se consultar esta página da wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/Names_of_Beijing), aperceber-se-á que há (e que houve) várias formas de designar a cidade.

    Neste caso, para coerência, limitei-me a alinhar com a designação que estava a ser usada pelo mapa que inseri, retirado de um livro sobre a Guerra Civil chinesa.

    ResponderEliminar