24 fevereiro 2022

ENTRE AS POUCAS COISAS SUBSTANTIVAS QUE JÁ SE PODEM CONCLUIR...

...é que os Estados Unidos recuperaram a credibilidade internacional que haviam perdido com o episódio da armas de destruição maciça no Iraque. Em contraste, os russos mantêm o estilo aldrabão soviético-comunista de sempre. A maioria das pessoas - eu incluído - que se enganaram quanto à evolução da crise na Ucrânia tê-lo-ão feito por dividirem o seu cepticismo equitativamente pelas duas partes. Fizemos mal. Os factos (acima) demonstraram que o cepticismo não era para ser repartido assim, aliás tudo parece ter voltado a ser límpido, como o era nos tempos da Guerra Fria: de um lado, escondem-nos imensas coisas; do outro mentem-nos descaradamente.

2 comentários:

  1. Excelente post!
    (Eu também me enganei sobre as intenções russas.)

    ResponderEliminar
  2. Ontem, quando republiquei aqui «UMA SINTÉTICA HISTÓRIA DA UCRÂNIA», fiz reviver aquele que fora - e continua a ser - um «excelente poste!»

    Este não é um excelente poste. É apenas a constatação do óbvio, combinada com a admissão honesta de um erro de avaliação. E eu gosto de preservar alguma capacidade de auto-crítica para apreciar a qualidade daquilo que publico.

    Também reparei que a publicação de ontem, a da História Sintética da Ucrânia e ao contrário desta, não lhe mereceu qualquer comentário aprovador (está lá outro), mas olhe que a excelência existe para além da sua capacidade de compreensão, Luís Lavoura.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.