11 fevereiro 2022

CONSIDERAÇÕES SOBRE AQUILO QUE «ESTIMULA» O PAÍS - O «RICARDINHO DOS EXOPLANETAS»

Quando o presidente da República recebe a selecção de futsal, e se lê nas notícias que a sua vitória no campeonato europeu «é um grande estímulo para o país», eu fico com muita pena por não me sentir nada estimulado... Pelos vistos, eu e o país (tal qual esse país é concebido pelo ocupante do palácio de Belém) não compartilhamos as mesmas «estimulações». Em contraste com os campeões europeus da modalidade, o que me «estimula» é descobrir numa página ontem publicada no Astronomy & Astrophisics um artigo em que se anuncia a descoberta de um terceiro exoplaneta a gravitar à volta da Próxima Centauri (a estrela mais próxima do Sol). A descoberta é particularmente interessante porque, para além da «proximidade» da descoberta, este terceiro planeta que agora se deduz ali existir, orbitando a estrela muito próxima dela e em cerca de apenas 5 dias, tem uma massa bastante inferior à do planeta Terra (talvez o dobro da do planeta Marte), o que a torna uma descoberta extremamente rara, já que estes planetas menores são muito mais difíceis de detectar, considerando os métodos e as distâncias em causa (só 0,1% dos exoplanetas encontrados até hoje têm massas idênticas ou inferiores à da Terra). Mas, sobretudo, aquilo que me leva a trazer o assunto para aqui, aquilo que verdadeiramente me «estimulou» a publicar este poste, é o facto do primeiro signatário do artigo e quem o apresentou publicamente foi João Faria (também J.P. Faria), que é um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Mesmo não o conhecendo, acho que o reconhecimento do mérito lhe é devido (eis o seu CV), tanto mais que é «um grande estímulo para o país» apercebermo-nos de outras qualidades dos nossos compatriotas, para além de dar pontapés numa bola e/ou treinar pessoas para darem pontapés numa bola com mais eficácia. O que não invalida que, para popularizar o significado das investigações e descobertas complexas de João Faria, e para as tornar mais próximas da compreensão do português comum, o possamos alcunhar - é só uma sugestão... - de o Ricardinho dos exoplanetas... assim, talvez o Marcelo o convide a ir a Belém. E a visita aparecer nas notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário