04 novembro 2018

DIA DO 13º ANIVERSÁRIO

Este blogue completa hoje 13 anos. São muitos anos, talvez demasiados anos para um blogue. Tudo é muito diferente do que era em 2005, a começar pelo autor. Por causa da ocasião, julguei ser oportuno elaborar o gráfico abaixo, comparando ao longo dos anos e desde que conservei os dados (2007), o ritmo da produção (a verde) com o nível de audiências (a vermelho). Quanto à produção, e depois do fervor inicial e da adopção de um ritmo de publicação mais moderado, de ritmo de cruzeiro, a história do Herdeiro de Aécio é a de um entusiasmo produtivo progressivo até há uns poucos meses, quando o autor começou a esmorecer nesse seu entusiasmo. Convém enfatizar que o de hoje é o 8.460º poste publicado! Dar-me-ia por muito contente se 5% deles valerem a pena. Quanto ao comportamento das audiências, esse é diferente: foi crescente até aos finais de 2012 e a decrescer depois disso, hoje cifrar-se-á em cerca de ¼ do que havia sido nos tempos de glória. Substituídos por outros formatos de rede social, como as publicações mais ilustradas do facebook ou as ideias compactas do tweet, o tempo dos blogues já parece ter sido. Por tudo isso, e porque 13 anos também podem representar a saturação - recorde-se que esse foi o período de duração das Guerra em África para as quais o Estado Novo não encontrou solução política (1961-1974) - que resolvi adoptar um novo ritmo de publicação a partir de agora, desobrigar-me da necessidade de publicar pelo menos um poste por dia a que me havia obrigado desde o aparecimento do Herdeiro de Aécio (a média registada nestes 13 anos é de 1,78 postes por dia). As temáticas favoritas, essas, manter-se-ão.

12 comentários:

  1. Os meus parabéns pela passagem de mais um aniversário de um espaço que continuo a ler sempre com muito gosto e prazer.

    ResponderEliminar
  2. O blogue é muito bem escrito e toca em assuntos muito interessantes.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. O número de visitas não espelha a enorme qualidade deste blogue. Espero que continue para quem vem cá, por muitos e bons anos. A abordagem de temas tão diversificados e com tanto rigor é uma raridade nos dias que correm. Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Tem sido, ao longo dos anos, um prazer diário passar por aqui e ler os posts!

    ResponderEliminar
  5. Blog de leitura obrigatória.
    Saúde

    ResponderEliminar
  6. Ao ver o gráfico constato ter chegado a este blogue já depois de iniciada a fase decrescente de audiência. Ainda assim, não me foi difícil perceber a sua qualidade e esforçar-me por ler o máximo de postagens anteriores que só confurmaram aquela minha primeira impressão. Parabéns por este novo aniversário! Não acredito em "prisoes", em continuar a fazer aquilo em que deixamos de acreditar, mas (aoesar de uma ou outra divergencia...) sentiria uma enorme perda se não pudesse continuar a frequentar este "cantinho" esclarecido. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Fica-se mais rico,culturalmente,lendo este blogue.
    Que continue.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabens. Nao esmoreca no entusiasmo. Acho que ainda nao li um texto que nao valesse a pena. Sempre que o leio aprendo qualquer coisa e isso e uma qualidade rarissima nao menorizavel.

    ResponderEliminar
  9. Quero deixar expresso os meus mais veementes agradecimentos a todos os votos de felicitações e encorajamento endereçados por ocasião deste 13º aniversário do Herdeiro de Aécio.

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito do seu blogue, creio que é dos melhores que tenho visto e lido a nível doméstico. Pena é só o ter descoberto há poucos dias. Boa sorte.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.