25 agosto 2010

O PEQUENO CASO DO PLÁGIO DO CASO LAVON

Fui surpreendido quando vim a descobrir uma entrada na Wikipedia em português em que o texto fora retirado porque era idêntico ou muito semelhante àquele que eu colocara aqui no Herdeiro de Aécio sobre esse mesmo assunto – o Caso Lavon (veja-se abaixo). A surpresa foi tanto maior quanto não fora eu sequer a colocar aquele texto na Wikipedia… O texto, a respeito de uma operação de espionagem israelita que se tornara num fiasco e que precisara de um bode expiatório (Pinhas Lavon, acima), fora colocado por mim em Fevereiro deste ano para explicar que, como mais uma vez acontecera no Dubai, os israelitas não têm vergonha nenhuma quando precisam de desencadear operações de guerra suja no exterior – são impermeáveis às recriminações da opinião pública mundial
Já respondi numa caixa de comentários deste blogue a alguém que me desafiava a contribuir para a Wikipedia, que isso me obrigaria a adoptar uma sobriedade no tratamento dos textos que os tornaria chatos – pelo menos para mim que os escrevo… Ali, para ir buscar um exemplo já ao meu poste anterior, estaria proibido de comparar o egocentrismo obcecado que deu mostras António do Crato depois de ter partido para o exílio com aquele que dá mostras Pedro Santana Lopes – uma comparação que eu até acho muitíssimo apropriada… Neste Caso Lavon ainda pensei em enviar a permissão para que a entrada voltasse a ser publicada até me lembrar que, ao fazê-lo, estaria a legitimar à posteriori a atitude de um imbecil que se havia decidido a plagiar-me indirectamente sem sequer me pedir a opinião...

Sem comentários:

Enviar um comentário