25 março 2010

MESSERVY, O BARBAS

Sair de uma Guerra com a reputação de se ter evadido com sucesso não é propriamente um grande feito de armas. Já aqui falei de um desses evadidos, o General Henry Giraud, (acima) o francês em que os norte-americanos apostaram para agregar as forças da França não engajadas com Vichy durante a Segunda Guerra Mundial. A verdade é que Giraud não veio a ter sorte nenhuma quando teve de se defrontar com a habilidade política de uma raposa velha como Charles de Gaulle…
Outro evadido célebre, mas provavelmente menos conhecido, foi Frank Messervy, um general britânico, mas que fizera carreira como oficial no Exército da Índia Britânica. Aliás, mostrando como este último era distinto do Exército Britânico propriamente dito, Messervy foi o único oficial general com essa origem a comandar uma Divisão britânica durante toda a Segunda Guerra Mundial… Foi até quando exercia esse comando – o da 7ª Divisão Blindada – que se passa esta história que vou contar.
Uma das características de Messervy, que lhe fez ganhar a alcunha de Bearded Man entre os seus subordinados (literalmente, o homem barbado, mas cuja melhor tradução será o barbas), era o de não se barbear regularmente e de trajar informalmente quando em situações de combate, situação que acontecia em Junho de 1942 quando da ofensiva do Afrika Korps que culminou com a Batalha de Gazala em que os britânicos não só enfardaram como o próprio Messervy acabou sendo capturado…
Por essa vez, o seu aspecto valeu-lhe pois, ao desfazer-se dos seus galões, conseguiu passar por uma velha ordenança de um dos seus oficiais. – Para mim, a África acabou-se: faço 35 anos dentro de 3 dias e esse é o limite de idade no Afrika Korps – disse-lhe um enfermeiro alemão que o atendeu depois da captura – mas espanto-me que um homem da tua idade ainda sirva no deserto. – Que queres tu que faça um velho soldado profissional…? – respondeu-lhe em jeito evasivo e filosófico Messervy...
No dia seguinte, aproveitando a falta de atenção dispensada a um velho soldado profissional, Frank Messervy (que tinha então 49 anos de idade) evadiu-se e conseguiu regressar às linhas britânicas…

1 comentário:

  1. Deste "cromo" nunca tinha ouvido falar e nem sequer lido algo acerca, embora tenha bastante literatura da história da 2ª Grande Guerra.
    Como diria Giraud: chapeau!

    ResponderEliminar