14 março 2010

MAIS DISCURSOS DOS TEMPOS DOS ERROS COMETIDOS E DAS EXPECTATIVAS GORADAS

A 30 de Janeiro de 1933, pondo termo a uma crise política que se arrastou por vários meses e perante o Presidente Paul Von Hindenburg, Adolf Hitler tomou posse como Chanceler da Alemanha. Ao contrário da imagem que costumamos ver, Hitler estava vestido à civil, de cartola e fraque; naquelas ocasiões e em qualquer cerimónia oficial onde ele aparecesse conjuntamente com o presidente, o novo chanceler teria o cuidado de nunca aparecer fardado para que não saísse visualmente menorizado em comparação com a imponência da farda do venerando (...e condecoradíssimo) general alemão…
Mas por ocasião do seu primeiro grande discurso depois da chegada ao poder, que teve lugar no Sportpalast de Berlim (acima) poucos dias depois, em Fevereiro de 1933, já Adolf Hitler não corria qualquer perigo de ter que concorrer com alguém na atenção dispensada pela assistência. Joseph Goebbels (que viria a ser o Ministro da Propaganda dali por um mês) fizera um discurso preparatório para aquecer a assistência. E o vídeo com trechos do discurso então proferido por Hitler está legendado em castelhano e, por isso, creio que dispensará tradução.

Comparando com outros discursos daqueles tempos que já aqui incluí neste blogue, não existe neste discurso, nem a falsa modéstia de Estaline e Salazar, nem a sobriedade dos seus estilos, nem a espontaneidade caótica das aclamações que se ouvem na sessão do Teatro Bolshoi. Como bons alemães, tudo ali era programado ao pormenor e mesmo as expressões mais exuberantes de Adolf Hitler haviam sido cuidadosamente testadas e ensaiadas previamente, como podemos ver no jogo de fotografias abaixo:
Enquanto assim discursava, Hitler preparava o assalto ao poder, organizando umas novas eleições (já houvera duas no ano anterior, em Julho e Novembro de 1932) onde, controlando o aparelho eleitoral, finalmente pudesse alcançar a maioria absoluta dos deputados do Reichstag. Nesse aspecto, foi um fracasso. Apesar da coacção (incluindo o incêndio do próprio edifício do Parlamento), o NSDAP¹ apenas conseguiu 44% dos votos e 288 lugares em 647 nas eleições de Março de 1933. Mas o ambiente estava estabelecido e com o apoio dos partidos do centro e da direita finalmente aprovaram uma base legal para a ditadura nazi. Deixou de ser necessário que os discursos de Hitler servissem para cativar eleitores; eram apenas para os animar… pelo menos aqueles que ainda tivessem expectativas que depois se goraram.

¹ NSDAP - Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei. Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Sem comentários:

Enviar um comentário