10 março 2010

DONALTIM APELA PARA QUE JOSÉ FREIXO REGRESSE À TELEVISÃO

O Donaltim que eu recordo com saudade é muito mais parecido com aquele que aparece na fotografia abaixo e neste vídeo do que com o da actualidade. José Freixo ainda tinha cabelo, os diálogos continham demasiados Sim! Sim! cruzados no diálogo entre ventríloquo e boneco e ainda me lembro como ele acendia um cigarro(!) durante a actuação para o ajudar a disfarçar a pronúncia das consoantes bilabiais¹.
Diferente, o Donaltim moderno tornou-se num outro fenómeno de popularidade e já tem mesmo direito a aparecer como capa de um jornal diário (abaixo). Não sendo um jornal de referência, muito longe disso, há que reconhecer que o 24 Horas teve a sobriedade de não escrever, a propósito da notícia do despedimento de José Freixo da SIC: Donaltim apela para que José Freixo regresse à televisão.
Porque, em circunstâncias como aquelas, nunca é difícil conseguir fazer a distinção entre quem é o criador e quem é a criatura. E é por isso que me pergunto, a propósito de uma notícia saída hoje num jornal, esse sim com pretensões a ser de referência, qual é a razoabilidade de uma notícia intitulada Manuela Ferreira Leite apela à recandidatura de Cavaco Silva, como a que saíu hoje no Público?...

¹ Aquelas consoantes em que o som resulta do contacto dos lábios, o que obriga a movê-los, dificultando a tarefa do ventríloquo: p, b, m. Experimentem pronunciá-las.

1 comentário: