26 janeiro 2007

POLÍTICOS ARMADOS




São raríssimas as ocasiões em que dirigentes políticos se deixam fotografar de armas na mão. Mesmo nos Estados Unidos, já se concluiu que é processo de campanha que não compensa. Por isso, as fotografias deste poste, Winston Churchill, enquanto Primeiro-Ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-45) e Agostinho Neto, enquanto dirigente do MPLA durante a Guerra Colonial (1961-74) são uma verdadeira curiosidade.

A arma que Churchill tem nas mãos (provavelmente a arma individual distribuída ao soldado que está junto a si), é uma pistola-metralhadora Thompson com o carregador de tambor (a arma ficara famosa nas mãos de Al Capone e de Eliott Ness do FBI…), e é de fabrico norte-americano. A bonomia na expressão de Churchill, pouco guerreira com o seu chapéu alto e charuto e expressão insondável, pretende transmitir uma imagem de proximidade com o britânico comum, que havia sido chamado a cumprir o serviço militar. É perceptível na forma profissional como segura a arma (apontando-a para baixo), a sua familiaridade com o manejo de armamento (Churchill tinha recebido formação como oficial em Sandhurst e participara na Guerra do Boéres e na Primeira Guerra Mundial).

A arma que Agostinho Neto segura é uma AKM, uma evolução da mundialmente famosa AK-47, mais conhecida por Kalashnikov, do nome do seu criador de nacionalidade soviética. Actualmente, em qualquer das suas versões (foi fabricada em dezenas de países) é a arma favorita dos guerrilheiros de todo o mundo, mas na época em que a fotografia foi tirada seria provavelmente a arma individual mais sofisticada que existiria no arsenal do MPLA. A ideia seria fotografar o dirigente máximo de uma organização onde predominavam intelectuais, assim, de arma na mão, para criar ânimo e sensação de proximidade junto das bases combatentes. Infelizmente, mesmo um leigo vê que Neto segura na arma como uma enxada e o efeito junto dos guerrilheiros deve ter sido contraproducente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.