27 janeiro 2007

O GENERAL FOTOGÉNICO

Com os filmes recentes de Clint Eastwood (Flags of Our Fathers e Letters from Iwo Jima), parece ter-se reacendido algum interesse pelos acontecimentos do Teatro de Operações do Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Tratou-se de uma Guerra quase à parte, onde o denominador comum com os outros acontecimentos simultâneos na Europa, no Norte de África, no Mediterrâneo e no Atlântico é bastante ténue. As fases mais decisivas desta Guerra do Pacífico travaram-se entre as Forças Armadas dos Estados Unidos e do Japão e, para a sua condução estratégica, as maiores disputas travaram-se entre os Exércitos e as Marinhas de cada um dos lados.
A grande questão estratégica que se colocava aos norte-americanos era o da rota dos locais de apoio que teriam de ser conquistados até à invasão e derrota do Japão. A Marinha e o Almirante Nimitz preferiam a rota das pequenas ilhas dispersas no meio do oceano, enquanto o Exército e o General MacArthur optavam pela das grandes ilhas (Nova Guiné, Filipinas, Formosa) existentes nas suas bordas. Enquanto na Europa a disputa era feroz, mas sobretudo política, e o Presidente Roosevelt se deixava fotografar sorridente entre os aliados Churchill e Staline, no Pacífico a disputa parecia ser técnica, mas não era menos feroz, e o mesmo Roosevelt aparecia aqui retratado, também apaziguador, entre os subordinados MacArthur e Nimitz.
A postura dos dois oficiais na fotografia de cima, até na forma como cruzam as pernas, não engana sobre qual deles seria o mais fotogénico e, por extensão, o mais preocupado com a questão das relações públicas. A fotografia de baixo, porventura a sua mais famosa, em que MacArthur se deixa fotografar com água pelo joelho, adiantando-se aos que o acompanhavam, quando desembarcavam numa praia das Filipinas é de uma sofisticação de vanguarda para aquela época, quando se pensa na promoção de um chefe militar. Sabe-se hoje que a fotografia foi encenada, numa repetição do que acontecera no dia anterior – onde MacArthur tivera verdadeiramente de andar pela água por causa do calado da Lancha de Desembarque que o trouxera.
Ainda hoje se percebe como quase todas as fotografias de MacArthur são pensadas e cuidadas, como a que encima este poste, onde usa um cachimbo de carolo de milho, um verdadeiro símbolo da América rural e que lhe granjeava uma enorme popularidade como pessoa de gostos simples e que ficou associado para sempre à sua pessoa. Simplesmente, segundo os relatos, na intimidade MacArthur preferia fumar charutos… Nos raros instantâneos que dele existem, MacArthur (à direita) torna-se quase irreconhecível na sua espontaneidade, onde não lhe falta uma ridícula risca (muito) ao lado, daquelas usadas pelos calvos na sua fase de negação…
Mas, embora Nimitz não fosse pessoalmente um amigo das encenações como o era o seu grande rival (que acabou por o suplantar em notoriedade após a rendição do Japão), o mesmo não acontecia com as forças sob o seu comando, como acontece com a imortal fotografia com os fuzileiros alçando a bandeira norte-americana no Monte Suribachi* em Iwo Jima**. A fotografia, de todos conhecida e que se tornou o símbolo da vitória norte-americana no Pacífico, senão mesmo para toda a Segunda Guerra Mundial, foi tirada a 23 de Fevereiro de 1945. O final dos combates deu-se em 26 de Março de 1945. Aquela fotografia de vitória foi tirada um mês antes do fim da batalha…
* Suribachi é a palavra japonesa para almofariz.
** O desembarque em Iwo Jima (ilha no centro do mapa) foi uma operação da responsabilidade da Marinha norte-americana sob o comando de Nimitz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.