10 janeiro 2007

HABEMUS PAPAM – IMAGENS DOS PAPAS DO SÉCULO XX

Percebe-se facilmente como existe uma sofisticada máquina à volta do papa em todas as suas aparições e intervenções públicas. E essa máquina não trata apenas (nem sobretudo) da segurança do pontífice. É essa circunstância que torna mais valiosos a apreciação dos pequenos trechos das suas primeiras aparições logo depois de entronizados, agora que estão disponíveis no You Tube.

São momentos em que se poderá ver um pouco da personalidade do homem por detrás do monarca, num momento que estará marcado por uma enorme felicidade pessoal e antes que o tal aparelho comunicacional lhe ponha a mão em cima. Mas não nos enganemos, porque haverá entre os papas do Século XX quem estivesse perfeitamente habituado – e tivesse mesmo muito jeito... – para falar em público.

Será o caso de João Paulo II (1978-2005), que consegue sair-se até com vantagem do lapso de se ter referido ao italiano como a vossa língua (ele havia acabado de ser eleito Bispo de Roma, a língua passava também a ser a dele…) adicionando-lhe a menção às correcções linguísticas de que iria precisar no futuro. Também não é difícil acreditar na autenticidade da referência de João Paulo I (1978-1978) à forma como ele estava muito longe de esperar que o dia acabasse assim (com a sua eleição).

Em contrapartida, o seu antecessor, Paulo VI (1963-1978), mesmo num cenário e com discurso preparado, aparece-nos como uma espécie de tecnocrata, intelectualmente brilhante, mas incapaz de despertar simpatias arrebatadoras entre os fiéis. O contraste é enorme com o seu antecessor imediato, João XXIII (1958-1963), em que, mesmo nas breves imagens do filme, consegue transmitir e apenas pela sua figura e disposição, uma imagem de avozinho bondoso.

Assim como tenho dúvidas que o contemporâneo Franklin Roosevelt, pudesse actualmente ser eleito presidente dos Estados Unidos, por ser hemiplégico, também fiquei com as minhas dúvidas se o mesmo não se passaria com Pio XII (1939-1958), embora por uma outra razão. Pio XII não transmite uma imagem pouco simpática, como acontece com Paulo VI, chega a ser mesmo antipática, o que explicará uma parte da razão para os ódios que, ainda hoje, suscita.

Mas a melhor revelação que obtive das pesquisas que efectuei foi mesmo a de Pio XI (1922-1939), numa gravação onde professoralmente monologa – praticamente dá uma lição – sobre as maravilhas da técnica! Não posso estar mais de acordo com ele, ao empregar o You Tube para adquirir assim esta sensação de proximidade com um papa que morreu antes do início da Segunda Guerra Mundial!

Dos restantes papas, não consegui obter imagens de Bento XV (1914-1922), nem de Pio X (1903-1914), embora as tenha obtido, muito breves, de Leão XIII (1878-1903) a ser transportado numa padiola, as primeiras imagens filmadas de um papa, que devem ter sido obtidas já no fim do seu pontificado, quando ele já ultrapassara os noventa anos - nascido em 1810, Leão XIII faleceu com 93 anos!

Sem comentários:

Enviar um comentário