14 janeiro 2007

“MOUCLADE” DOS MEXILHOEIROS

Para 6 pessoas

4,5 Kg de mexilhões de viveiro, 40 cl de vinho branco seco, 150 g de manteiga, 6 chalotas, 6 dentes de alho, cominhos, pimenta, 3 colheres de sopa de caril em pó, 30 g de farinha, 15 cl de leite, 30 cl de natas

Esfregue e lave os mexilhões em muita água. Numa panela enorme, deite o vinho branco, 90 g de manteiga, as chalotas, os alhos esmagados e uma boa pitada de pimenta. Deixe a mistura ferver, junte-lhe os mexilhões e tape.

Deixe cozer alguns minutos, agitando frequentemente para os mexilhões circularem. Logo que eles estejam abertos, retire a panela e despeje o líquido da cozedura coando-o para uma outra caçarola.

Deixe ferver este líquido, junte uma boa pitada de cominhos e o caril (em proporções aproximadamente iguais) e mantenha a fervura por 2 minutos. Ao mesmo tempo derreta num outro recipiente 60 g de manteiga misturada com a farinha. Adicione a farinha e a manteiga ao molho, mexendo bem para desfazer os grumos.

Já fora do lume, adicione-lhe o leite que, entretanto pusera a ferver e depois adicione as natas. As regras da boa apresentação culinária impõem que se retire o miolo dos mexilhões das cascas ou, pelo menos, a uma parte delas antes de passá-las para uma travessa funda e cobri-los com molho.

Contudo pode dizer-se que há também uma faceta plebeia em todos os franceses – aquela que tolera que se molhe o pão no café com leite do pequeno-almoço – de que os mexilhoeiros que dão o nome ao prato serão lídimos representantes: sirva-se no recipiente onde foram cozinhados! Um vinho branco, fresco, é de rigor.

6 comentários:

  1. Tem toda a razão, Sofia!
    E um espectáculo comestível quando a moda dita “fast food”, não se pode perder!!!
    É para assistir sem palavras, “porque é feio falar com a boca cheia!”.

    Eu que o diga!!!

    ResponderEliminar
  2. Meu Deus, que aspecto delicioso!!!

    Quando comemos?

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Cristina, o sabor é melhor que o aspecto mas não sobrou nada...
    :(

    ResponderEliminar
  4. Era para sobrar?!?

    ResponderEliminar
  5. Não, ficaram lá os 4 ou 5 mexilhões do decoro, que a vergonha já havia sido perdida nos ensopados do molho...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.