14 novembro 2006

O SENHOR ZHOU XIAOCHUAN

Entre as colunas regulares de um jornal conta-se a dos câmbios, regularmente complementada com uma de análise das variações cambiais. A de um jornal diário de hoje aparece com um título completamente desajustado (China penaliza euro) que depois se verifica no seu interior não corresponder em nada ao seu conteúdo:

O euro seguia ontem ao final do dia em queda face ao dólar, com as declarações do governador do banco central da China (Zhou Xiaochuan) a dissiparem os receios dos investidores que o país vá desinvestir na moeda norte-americana, no curto prazo.

Descodificando o jargão pouco imaginativo que se costuma empregar na coluna, afinal a China não faz tenção de vender os seus dólares, atitude que faria baixar a cotação da moeda americana. Alguns operadores mais espertalhões e em antecipação já o estavam a fazer mas as declarações do governador chinês contrariaram essas expectativas. E é no refluxo de resposta a essa tendência que o dólar se está a valorizar face ao euro.

Afinal, em vez de a China penaliza euro devia estar lá escrito que a China não tem intenção de penalizar o dólar. Além de terem um presidente chamado Bush, e um Exército entalado no Iraque, os Estados Unidos estarão com outros problemas graves de autonomia quando a cotação da sua moeda está assim tão dependente das declarações de um senhor chamado Zhou Xiaochuan…

Sem comentários:

Enviar um comentário