06 agosto 2006

DO OUTRO LADO…

Enquanto se contam as baixas, os bombardeamentos e os foguetes do conflito entre Israel e o Hezbollah, as forças armadas israelitas foram a Ramallah onde detiveram o presidente do parlamento palestiniano, Aziz Doweik, pertencente ao Hamas.

Doweik juntou-se assim a um conjunto de 64 dirigentes do Hamas, dos quais 26 deputados, detidos no passado dia 29 de Junho. O porta-voz das forças armadas israelitas confirmou a detenção com a justificação: detivemo-lo porque se trata de um dirigente do Hamas, que é uma organização terrorista.

É um truísmo lembrar que a tal organização venceu as eleições legislativas, razoavelmente livres, realizadas recentemente entre os palestinianos, com o apoio e patriocínio de quem defende os princípios da democracia. Mas desconfio que será um desperdício de tempo convidar quem defende veemente as posições israelitas a um exercício de empatia para imaginar qual será a consequência destes actos no amor-próprio dos palestinianos…

Por isso apetece ser verdadeiramente jocoso para com esse defensores acérrimos de Israel quando os vamos encontrar depois a propor soluções de entendimento entre israelitas e os palestinianos moderados. Quais são os palestinianos moderados que existem, e quem representam eles, depois de tantas humilhações consecutivas?

Sem comentários:

Enviar um comentário