23 julho 2009

AMERICANOS ARRASARAM A CONCORRÊNCIA

Eu não passo de um mero leitor de jornais, mas, mesmo como leigo, tenho que reconhecer como é difícil a arte da composição de um título para um artigo, com aquela capacidade de arrancar de tudo o que aquele contém numa frase que não só o sintetize como seja simultaneamente apelativa para o leitor. O pior é que às vezes tanto engenho acaba por descambar num enorme fiasco, agravado pelo facto dos jornais se copiarem ou se inspirarem numa mesma fonte original.
Aqui há cerca de um mês foi notícia um jogo de futebol júnior entre Sporting e Benfica que não chegou a acabar porque as duas claques se pegaram à trolha… Hoje esse assunto foi recuperado porque foram anunciadas as sanções (severas) para os dois clubes. O essencial da notícia é a descrição dessas sanções, mas houve quem quisesse dar-lhe um título mais imaginativo. O jornal Record: Benfica campeão de juniores. E o Diário Digital: FPF: Benfica sagra-se campeão de juniores
Confesso que tenho uma certa dificuldade em acompanhar o raciocínio de quem quer extrair como conteúdo principal das sanções a um episódio de pancadaria geral num jogo de futebol a atribuição do título da modalidade. Ou então gostaria de especular, numa lógica semelhante, que títulos se inventariam para noticiar um certo acontecimento que teve lugar a 6 de Agosto de 1945 (acima): Americanos Vencedores Virtuais da Segunda Guerra Mundial, Americanos arrasam a concorrência ou Dia atípico em Hiroxima?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.