05 junho 2006

COBAIA

Através desta notícia do New York Times, podemos acompanhar o debate que se trava nos Estados Unidos a respeito da instalação as próximas centrais nucleares. Em primeiro lugar, fica-se a saber que o desenho e a concepção de reactores nucleares civis estagnaram durante cerca de trinta anos. Por isso, os novos modelos são um amplo salto evolutivo em relação aos já existentes e permanecem por testar em condições reais.

De acordo com o artigo, a questão principal parece centrar-se na permuta entre os preços mais baixos a cobrar aqueles que se disponham a ser pioneiros na exploração destes novos modelos e os riscos associados ao facto de se tratarem de sistemas ainda não testados em condições reais de utilização. E, segundo se extrai do referido artigo, parece haver grande relutância dos futuros operadores em assumir estes últimos riscos.

A propósito, alguém me poderá informar se o Sr. Patrick Monteiro de Barros já terá alguma ideia sobre a origem do reactor que pretende instalar na futura central nuclear portuguesa que está a promover?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.