12 abril 2018

O ESCRUTÍNIO PÚBLICO DE UM CEO DE SUCESSO

Não há nada melhor do que a justaposição de dois géneros distintos de notícias para perceber o que interessará saber a respeito de um determinado objecto da atenção pública e aquilo que, de concreto, se pode fazer a esse respeito quando a comunicação social não está disposta a descobrir.
Neste caso concreto da EDP e de António Mexia o exercício consistiu em recuperar os cabeçalhos de uma ofensiva de entrevistas que o CEO da EDP está a dar à comunicação social por ocasião da sua recondução para mais um mandato. E comparem-se as trivialidades que se recolhem de tal exercício com aquilo que continua por explicar (abaixo) na conduta daquele que, conjuntamente com Zeinal Bava, foram considerados «os melhores CEO da Europa por analistas de todo o mundo». É que, para assunto de absoluto interesse jornalístico a respeito de António Mexia, a sua constituição como arguido de um processo por corrupção completará um ano em princípios de Junho próximo. Se já é estranho que a nenhum acionista da EDP lhe tenha ocorrido perguntar algo a respeito do assunto em assembleia de accionistas do mês passado, conforme noticia o Jornal de Negócios abaixo, e que outros jornais noticiem que os investigadores se queixam de bloqueios dentro do próprio aparelho judicial, mais estranho será que o mesmo jornal não tenha insistido em qualquer pergunta a esse respeito quando da entrevista a Mexia (acima). É preciso explicar? Talvez não, já que, em certas circunstâncias, ser-se arguido pode não constituir desonra alguma.

1 comentário:

  1. Na edição em papel consta jornalista viajou, para Washington, a convite da EDP. Também não é preciso ir muito atrás para saber que o CEO da EDP gosta de jornalistas https://www.fundacaoedp.pt/pt/noticias/sergio-figueiredo-abraca-novo-desafio

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.