17 dezembro 2014

A DATA DA FOTO

São raras as fotografias que têm o privilégio de assinalar o dia e hora da sua feitura como acontece com o exemplo acima, uma fotografia na Praça dos Restauradores incluindo a fachada do Cinema Condes tirada na noite (que se suspeita quente) de Sábado, 18 de Agosto de 1956, pelas 21H36, já depois de jantar. Em Portugal, no Porto disputara-se a primeira etapa da 19ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. Lá fora, o Mundo vivia o embate do anúncio por Nasser da nacionalização do Canal do Suez.
Mas em geral as fotografias antigas às fachadas dos cinemas podem, pela identificação do filme em cartaz, datar, ainda que de forma aproximada, o ano em que ela foi tirada. Esta do Cinema Aviz, que passava então o filme Operação Montgomery será de 1959 ou 1960. O filme estreara em 1958 no Reino Unido (de onde era originário) sob o título I Was Mounty’s Double.
O Rolls-Royce Amarelo exibido pelo Cinema Mundial é também de origem britânica, mas um pouco posterior (1964) e o IMDB até nos informa a data da sua estreia em Portugal (Abril de 1965), o que remeterá a fotografia para esse ano.
Quanto ao Cinema Olímpia, ele era conhecido por passar dois filmes simultaneamente. A antiguidade de ambos, Os Três Estarolas na Volta ao Mundo e Os Argonautas é praticamente coincidente: Junho e Agosto de 1963. Contando com a décalage com que os filmes eram então estreados entre nós a fotografia datará provavelmente de 1964, quiçá 1965.

Sem comentários:

Enviar um comentário