16 abril 2008

«SIDESHOWS» DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (4) – A INVASÃO DA ISLÂNDIA DE MAIO DE 1940

Nos primórdios da Segunda Guerra Mundial, se os alemães não se tivessem antecipado por algumas horas, teriam sido muito provavelmente os britânicos a invadir a Noruega antes deles... Os alemães chegaram a 9 de Abril, mas no dia seguinte a Royal Navy* (que também já andava por aquelas paragens…) travava a primeira batalha naval de Narvik contra a Kriegsmarine*. Embora embrulhados numa proclamação grandiloquente de Winston Churchill (Humanity, rather than legality, must be our guide**), os britânicos foram tão implacáveis quanto os alemães a cilindrar soberanias e neutralidades alheias.
Quase um mês depois daquela invasão quase simultânea da Noruega, no dia 10 de Maio de 1940, precisamente o mesmo dia em que a Wehrmacht* desencadeou a sua ofensiva na Frente Ocidental, invadindo a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo, um pequeno batalhão de fuzileiros britânicos, com cerca de 750 efectivos, invadiu e conquistou a Islândia. As razões estratégicas para a ocupação percebem-se no mapa acima e esclareça-se que a Islândia era um país relativamente fácil de conquistar: não possuía Forças Armadas. O governo islandês emitiu um protesto contra a violação flagrante da neutralidade islandesa.
Na expectativa de um contra-ataque germânico o contingente britânico na ilha cresceu dos 750 elementos originais até atingir os 25.000 homens (acima), o que se tornou uma bênção para a economia islandesa, por expandir de uma forma colossal o seu limitado mercado consumidor. Sendo um país extenso (a ilha tem uma área de 103.000 km², é ligeiramente maior que Portugal), ele é também escassamente povoado. Naquela época, a sua população rondaria apenas cerca de 125.000 habitantes o que, considerando o corpo expedicionário britânico (e canadiano), elevava a proporção entre habitantes e ocupantes para uns abafantes 5 para 1…
Mas a partir de 7 de Julho de 1941, e dados os inúmeros compromissos das forças britânicas nos vários Teatros de Operações, mas agora através de um Acordo formal prévio entre a Islândia e os Estados Unidos (que na época ainda eram neutrais), os britânicos foram sendo substituídos progressivamente pelos norte-americanos, o que constituiu um impulso ainda maior para a economia islandesa. Eram mais (chegaram a ultrapassar os 40.000) e, sobretudo, estavam mais bem abonados***… No meio de tanta prosperidade, em Maio de 1944**** e através de um referendo, a Islândia tornou-se totalmente independente da Dinamarca.

* A Royal Navy e a Kriegsmarine eram as Armadas do Reino Unido e da Alemanha, respectivamente. A Wehtmacht, as Forças Armadas alemãs.
** A Humanidade, em vez da legalidade, é que nos deve orientar.
*** O pré de um soldado norte-americano, quando colocado no estrangeiro, era substancialmente mais elevado que o dos soldados dos outros exércitos aliados.
**** Portanto, antes do desembarque dos Aliados na Normandia (6 de Junho).

2 comentários: