19 abril 2006

UM MOMENTO DE EMOÇÃO PATRIÓTICA

O jornal francês Le Monde publica, na edição de hoje, um artigo de dimensão moderada comentando um relatório emitido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Nele, acusam-se os países desenvolvidos de, a pretexto da luta contra o terrorismo internacional, estarem a restringir cada vez mais os critérios de elegibilidade para se conseguir o estatuto de refugiado.

Mas, indo ao que nos interessa – porque o resto não nos interessa nada, Teresa Guilherme dixit – o que é preciso é contabilizar na notícia os destaques que nos são devidos. Assim sendo, temos:

a) Referências à pessoa do Alto-Comissário António Guterres: uma
b) Referências à nacionalidade do dito Alto-Comissário: zero
c) Referências a Portugal: zero

Deve haver razões para nos sentirmos honrados e até comovidos porque foi assim que o então presidente da república descreveu a circunstância do convite a António Guterres para tão alto cargo. Mas que nos devem escapar e ficarem reservadas para almas mais sensíveis como a de Jorge Sampaio…

1 comentário:

  1. Talvez a maior frustação seja esta sensação de ter tido um presidente que, a propósito de Barroso e de Guterres, andou a avalizar com a sua pessoa e os seus discursos gestos indignos de qualquer apreciação meritória.

    ResponderEliminar