21 abril 2006

ANTÓNIO BUZZWORDS CARRAPATOSO

Para os não iniciados, a expressão buzzword (é difícil traduzi-la por forma a manter o espírito original, talvez palavrassonora seja uma boa tentativa) refere-se a uma palavra ou expressão nova, inventada normalmente para ser empregue em aspectos técnicos, administrativos ou de gestão. São concebidas para darem ao seu utilizador capacidade de impressionar terceiros e, para isso, são suficientemente vagas para não gerarem controvérsia. Quando bem utilizadas - isto é, em antecipação, antes do maralhal as usar também - tem períodos de vida curtos e torna-se necessário um esforço apurado para as renovar frequentemente. Mudam-se, como as gravatas, o estilo dos fatos ou se troca o Audi por um BMW.
Em Portugal, um dos mais conhecidos praticantes deste tipo de desporto é António Carrapatoso, da Vodafone. Hoje, no Diário Económico, Carrapatoso assina um artigo intitulado As Quick Win. Fica logo fácil adivinhar qual será a buzzword do artigo... Ma faça-se uma pequena contagem estatística ao referido artigo: número de palavras que o artigo contém: 696; número de vezes que a expressão Quick Win é empregue: 12; proporção entre o primeiro e o segundo valor: 58, ou seja, em média, de 56 em 56 palavras lá vem mais um Quick Win… Deixando ao leitor a oportunidade de ler o referido artigo, através de um link neste post, não posso deixar de expressar a minha opinião moderada sobre o seu conteúdo. Assim, arrisco-me a prever que a apreensão e a divulgação do conceito do Quick Win não será um grande passo para a humanidade…
É evidente que não se pretende pôr em causa a competência profissional enquanto gestor de António Carrapatoso: uma carreira como a sua não acontece por acaso! Agora devia haver um passarinho que lhe soprasse ao ouvido e lhe moderasse as suas intervenções mediáticas. É que, recuperando uma buzzword velhinha, parece que nelas, Carrapatoso atinge o seu nível de (in)competência de Peter...
PS - Com 315 palavras, mas apenas 4 menções à palavra buzzword, e outras tantas à expressão Quick Win, este artigo não atinge as densidades de excelência dos artigos de António Carrapatoso.

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