07 maio 2007

COISAS DA VIDA – TOMO 6

Uma das histórias do álbum Tranches de Vie – Tome 5, do desenhador Gerard Lauzier, (traduzido para português em 1987 como Coisas da Vida), é uma denúncia arrasadora feita num estilo de humor feroz da superficialidade do mundo do marketing e da publicidade – um indício que aquele é, possivelmente, um mundo que Lauzier deve conhecer bastante bem…
A história central consiste num industrial de província que se atreve a consultar uma agência parisiense para uma campanha publicitária para o seu produto: pantufas! Com toda a encenação de especialistas (no mau sentido…) que cheiram um pato, na agência alargam-lhe os horizontes para algo em grande: não pantufas, mas passem-se a chamá-las pantifas, e tornar-se-ão um fenómeno civilizacional!
A galeria de personagens (caricaturais) envolvidas na campanha está muito bem imaginada e, no fim, a campanha vinga, mau grado todas as vicissitudes e a venda das ditas pantifas dispara e elas tornam-se um fenómeno da moda por razões que os participantes honestamente desconhecem, embora reclamem, cada um para si, o exclusivo do sucesso comercial… Esta é a história, é de ficção, e já tem 20 anos…
Ontem, leio no jornal, uma notícia sobre o sucesso de umas socas coloridas designadas por crocs (na gravura acima). São um must e Matt Damon, Jack Nicholson, Al Pacino, Paris Hilton, Bem Afflek e Kate Winslet renderam-se a elas. As socas coloridas também fazem furor nos pés dos protagonistas da série Anatomia de Grey (citação da notícia). Tinha Lauzier na conta de um excelente autor de BD, mas afinal, tardiamente, descubro-lhe uma propensão para a ficção científica de antecipação

1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.