12 julho 2017

A «CAIXINHA» QUE ORIENTAVA A VOSKHOD-1

Perdida entre os apetrechos que equipavam a nave espacial soviética Voskhod-1, a primeira a colocar simultaneamente três cosmonautas no espaço, encontrava-se uma caixa (assinalada com a seta na fotografia acima) que orientava a sua navegação quando em órbita.
Era uma caixa com um aspecto ao mesmo tempo complexo mas rústico, se tomarmos para comparação os equipamentos actuais - recorde-se que o voo orbital da Voskhod teve lugar em Outubro de 1964. E secreta: repare-se que a coluna com os mostradores amarelos e verdes à direita foi apagada na fotografia inicial.
Concentrando-nos naquilo que parece ser o seu núcleo principal, as informações parecem simples e sucintas. Há uma esfera com o globo terrestre que indicará a localização da nave. Do lado direito, um interruptor parece destinado a proceder a correcções à sua trajectória (КОРРЕКЦИЯ).
No canto inferior direito, um contador assinala o número de órbitas já realizadas (47). Mas o que surpreenderá definitivamente o leitor será o seu aspecto interior: quase totalmente analógico, nem sequer electrónico, como se fosse um ábaco sofisticado. Completamente à prova de hackers, caso os houvesse...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.