25 maio 2010

QUANDO OS JOVENS RICOS SE ABORRECEM

O episódio terá servido posteriormente de inspiração a uma peça teatral chamada A Corda, que veio mais tarde a ser transposta para o cinema num filme com o mesmo nome realizado por Alfred Hitchcock em 1948. Mas aconteceu em 1924, quando dois filhos de famílias abastadas de Chicago de 19 e 18 anos, Nathan Leopold Jr. e Richard Loeb, decidiram assassinar um conhecido deles do mesmo meio social (Robert Franks com 14 anos) apenas pelo desafio intelectual que constituiria, segundo as suas alegações, a autoria de um crime que fosse perfeito…

Considerado como totalmente desprovidos de sentimentos, conforme uma famosa fotografia (acima) dos dois em pleno julgamento pretende realçar, ao mesmo tempo que excepcionalmente inteligentes, o que ajudará ao enredo mas é muito mais duvidoso, considerando todos os erros que cometeram e que fizeram com que viessem a ser descobertos, acabaram por ser condenados a prisão perpétua (pelo homicídio) e a mais 99 anos (pelo rapto de Franks). Loeb morreu na prisão em 1936 mas Leopold veio a ser libertado condicionalmente em 1958.
Praticamente 50 anos depois daqueles acontecimentos, a atenção mediática dos Estados Unidos foi atraída para o julgamento de uma outra jovem rica chamada Patricia Hearst. O episódio também contém um enredo elaborado: a jovem foi primeiro raptada por um grupo de guerrilha urbana da Califórnia de discurso marxista radical, nome exótico e imagem esotérica¹, o Exército Simbionês de Libertação, que se assemelhava muito a algumas organizações revolucionárias daquela época em que se elaboravam justificações políticas para a violência…

Mas a vítima acabou por vir a aderir e a integrar a organização que a raptara (fotografia acima), tendo participado mesmo em alguns assaltos a bancos... Capturada (ou libertada…) 19 meses depois do rapto, veio a ser julgada e por sua vez condenada a 35 anos de prisão, dos quais apenas cumpriu 22 meses… Na continuidade, cerca de 25 anos depois desses últimos acontecimentos houve ainda um outro jovem rico que se aborrecia e que, embora não sendo de origem norte-americana, conseguiu mais uma vez captar a atenção mediática dos Estados Unidos…
¹ O símbolo do grupo era uma cobra estilizada de sete cabeças conforme se vê na bandeira por detrás de Patty Hearst.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.