11 fevereiro 2010

O AUTO-GOLO ou O FUTEBOL CONTINUA A SER O QUE DÁ AUDIÊNCIAS!

Estas questões da situação financeira da zona euro não serão um jogo de futebol a que um árbitro decida pôr fim com uma apitadela. Por isso, há que ser sempre cauteloso com os comentários que se façam a esse respeito mas, mesmo assim, creio ser possível registar que a equipa dos moderados terá metido ontem um grande golo na baliza dos catastrofistas. Depois destes últimos terem passado as últimas semanas num grande pressing mediático, sustentando a opinião em artigos onde tratavam com a intimidade de acrónimo coisas tão especializadas quanto os CDSs (credit default swap¹), ontem, os seus adversários moderados conseguiram aproximar-se num contra-ataque rápido da baliza adversária. E marcaram. Marcaram o que parece ter sido um auto-golo, muito ao jeito (ou à falta dele…) de David Luíz…

É que a avaliação da operação de colocação da dívida pública do Estado português de ontem, pode ser feita usando toda aquela terminologia que é muito grata à equipa dos catastrofistas. Constatou-se que os mercados – é o tal sítio onde João Rendeiro triunfou, lembram-se? ­ – terão reagido de forma muito favorável à oferta... E o silêncio que se seguiu à apreciação favorável à operação que foi ontem feita por Teixeira dos Santos em pleno hemiciclo também se tornou eloquente... Quanto às classificações das agências de rating, repetidamente citadas pelos catastrofistas durante o seu pressing, ou os media foram muito selectivos nas recomendações que citaram ou então esses relatórios não terão tido qualquer influência efectiva nos decisores e, neste caso, destinaram-se àquilo que se pode deduzir pela fotografia abaixo…

¹ Vale a pena verificar a complexidade da explicação sobre o que serão os tais CDSs na Wikipedia e compará-la com, por exemplo, alguns postes que encontrei sobre o assunto. Será que o autor de tais postes saberá do que está a falar ou limita-se a registar a evolução das cotações como resultados do Totobola?...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.