05 fevereiro 2010

…E TAMBÉM HAVIA MULHERES BONITAS NOS PAÍSES COMUNISTAS

A canção de cima, Nathalie, cantada por Gilbert Bécaud em francês, data de 1964; a de baixo, Nikita, cantada por Elton John em inglês, de 1985. Em comum, terão o tema: são as histórias de um amor impossível, entre um ocidental e uma soviética, separados por duas concepções de sociedade incompatíveis e também por um Muro. De um lado havia liberdade e do outro não. Mas as semelhanças entre os dois clips ficar-se-á por aí.

Se a Nathalie de Bécaud é uma russa genuína e os esforços de entendimento entre eles também o parecem, a Nikita de Elton John é uma britânica com feições vagamente eslavas. E, acentuando o equívoco – provavelmente deliberado, dada a homossexualidade de Elton John – Nikita é, em russo, um nome masculino¹… O Rolls-Royce vermelho descapotável numa Berlim nevada torna-se apenas a cereja no topo do bolo do foleiro ostensivo
¹ Como em Nikita Khrushchev

7 comentários:

  1. Mas vejamos a Nikita é alemã não é russa, portanto as feições só poderão ser "vagamente". O que a torna de alguma forma "prima" da britânica.
    Isto porque se a britânica é inglesa (anglo-saxónica) tem as sua origens lá para aqueles lados um pouco a ocidente de Berlim - caso dos Windsor.
    Neste caso o foleiro ostensivo vendeu bem - o Teixeira tem umas conclusões tão "verdadeiras" quão cruéis.

    ResponderEliminar
  2. Eu não teria tanta segurança em afirmar que a Nikita era alemã e não russa...

    Na sua "liberdade criativa", o director do clip misturou elementos sem qualquer critério. Por exemplo: o emblema que se vê no barrete de peles falsas da Nikita é o da DDR, mas aqueles barretes - tenho um em casa, comprado precisamente em Berlim - são soviéticos. E quem guardava o Muro eram os "Vopos" alemães (Volkspolizei), mas eles não tinham aquelas fardas nem desfilavam assim - de facto, não há nenhuma unidade do Bloco Leste que eu saiba que desfilasse assim compassadamente de AK-47 ao ombro...

    Por outro lado, há a questão do nome. Nikita seria a abreviatura de que nome alemão? Nikole? Nikoletta? Nikolaeta? Nesses casos os alemães costumam abreviar para nomes como Nikki...

    Finalmente, como já havia escrito num poste anterior (http://herdeirodeaecio.blogspot.com/2007/01/os-eslavos-ocidentais.html) uma "aparência eslava" nem sequer seria assim tão descabida na antiga Alemanha Oriental.

    Enfim, a conclusão final que se impõe é que, sendo a esmagadora maioria daquilo tudo uma fraude, as mulheres bonitas não o eram...

    ResponderEliminar
  3. e aquele"palhinhas"com fita a condizer com a cor do Rolls...um
    espanto

    ResponderEliminar
  4. As feias eram comidas, ainda em criaças, aos pequenos almoços da "Nomenclatura" e as que escapavam, se chegavam a velhas, eram mortas com uma injecção atrás da orelha.

    ResponderEliminar
  5. Note JRD que as feias eram comidas pela Nomenklatura não só em crianças mas também em idade mais avançada… Ficou registado um episódio em que perguntaram a Leonid Brejnev (do poste abaixo) o que teria sido diferente no Mundo se tivesse sido ele o alvo do atentado em vez de John Kennedy. Após alguns momentos de reflexão, Brejnev terá respondido que, nessa hipótese, Aristóteles Onassis nunca se casaria com a viúva Brejnev…

    ResponderEliminar
  6. A. Teixeira,
    Só recorrendo à "fronha" para tapar a cara. Bem entendido...

    ResponderEliminar