24 fevereiro 2010

DUAS ESTRELAS CADENTES NA REVOLUÇÃO

Recentemente, a propósito de uma polémica interna do PSD, houve a oportunidade de ouvir Alberto João Jardim recuperar uma expressão que já não ouvia há bastante tempo: Sá-Carneiristadizia ele que o seu PSD-Madeira era Sá-Carneirista. Ora ser-se Sá-Carneirista na actualidade não quer dizer nada… Sá Carneiro sobreviveu 6 anos e 7 meses à Revolução do 25 de Abril e terá deixado um certo cunho no estilo de actuação do Partido que fundou (PSD) e o seu nome perdura hoje na toponímia do Aeroporto do Porto ou na sua antiga Praça Velásquez, ou então na do Areeiro em Lisboa. Pouco mais.
Poderá ser uma surpresa se nos pusermos a fazer contas equivalentes à duração da participação de Lenine após a Revolução Russa. Entre Fevereiro de 1917 e Janeiro de 1924, data da morte do icónico dirigente revolucionário russo, mediaram também 6 anos e 11 meses. Só que, quanto à toponímia associada a Lenine, o aeroporto mais as duas praças Sá Carneiro são completamente esmagados: logo em cidades, para além de Leninegrado (a antiga São Petersburgo, que fora a sede da Revolução), baptizaram-se cinco Leninabad, cinco Leninsk, duas Leninogorsk, duas Leninskoye, duas Leninski, etc.
Não sendo a mais épica, aquela que se veio a revelar a mais importante fotografia de Lenine para o futuro político da União Soviética, data de 1922 durante uma fase da sua convalescença passada na cidade de Gorky e nela aparece Lenine acompanhado de Estaline numa pose que o segundo fez depois interpretar como uma cumplicidade que endossava a sua competência à sucessão. Não era bem assim… Lenine fora visitado nessa mesma altura por muitos outros dirigentes bolchevistas como foi o caso de Kamenev, na fotografia abaixo, um rival que Estaline veio a mandar executar anos mais tarde (1936).
Porém naquela fase final da vida, as capacidades de Lenine estavam a degradar-se de forma acelerada quando sofreu 3 AVCs (acidentes vasculares cerebrais, tromboses) quase encadeadas que o incapacitaram progressivamente: em Maio de 1922, em Dezembro de 1922 e em Março de 1923. Nesta última fotografia abaixo, tirada já no Verão de 1923, em que Lenine parece alucinado já ele não conseguia falar… e a ascensão de Estaline já estava praticamente assegurada. No regime que despontava, as concepções teóricas podiam ser atribuídas ao russo, mas a sua implementação no concreto iriam ficar inteiramente por conta do georgiano...

2 comentários:

  1. é curioso pensar que AJJ, que reitera tanto o "Sá-Carneirismo", também já veio dizer que "o PSD não é um partido da grande burguesia do Porto" (a propósito da candidatura de Aguiar Branco).

    ResponderEliminar
  2. Parece que o Lenine tinha acabado de levar uma violenta injecção para os nervos. Com os olhinhos abertos daquela maneira...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.