03 janeiro 2010

ウイスキー e 日本酒

O meu começo de 2010 ficou marcado por um jantar não premeditado num restaurante japonês logo no primeiro dia do ano. Contudo, para além do tradicional embaraço na escolha daquilo que não se conhece, trouxe dessa visita duas curiosas evocações que me apeteceu aqui partilhar no blogue.
Surgiram-me ambas, com a carta das bebidas, de onde constava uma razoável lista de whiskys japoneses, o que me trouxe logo à memória uma das frases mais emblemáticas do filme Lost in Translation, repetidas vezes ensaiada por Bill Murray (abaixo): - For relaxing times, make it Suntory time.
Por curiosidade, refira-se que a marca Suntory existe mesmo – e eis o seu site oficial! Muito menos conhecida será a segunda evocação, associada à prova do sake devidamente aquecido à temperatura apropriada. O conhecedor (abaixo) é o Professor Mortimer da dupla Blake & Mortimer de Edgar Pierre Jacobs.
A aventura em questão é a primeira parte de As 3 Fórmulas do Professor Sato. E, devido ao frio que fazia, decidi-me pelo sake devidamente aquecido até quase a temperatura do corpo humano para rematar a refeição. Conclusão: continuo a achar as aguardentes de arroz horríveis de beber, mesmo as aquecidas…

4 comentários:

  1. De ficar com os olhos em bico, portanto...

    :))

    ResponderEliminar
  2. E que começo! Sushi, gosto de o preparar e de o saborear.

    ResponderEliminar
  3. Pois este sensei, JRD, não percebe nada de cozinha japonesa...

    ResponderEliminar
  4. Eu percebo menos que nada, mas, vigiado de perto, sou um "experto".

    ResponderEliminar