21 maio 2009

SOBRE AS PREOCUPAÇÕES COM A LEGALIDADE

Nos finais da Segunda Guerra Mundial a fotografia que encima este poste foi encontrada na posse de um soldado das SS que havia sido aprisionado. A respeito dela, os nossos sentimentos poderão ser dos mais variados mas é improvável que algum deles esteja associado às condições ilegais em que a fotografia foi obtida... De facto, a Convenção de Genebra sobre o tratamento dos prisioneiros de guerra estipula que, depois da rendição, eles têm direito a manter consigo os seus bens pessoais (*). Mas o Mundo é feito da junção das realidades com as legalidades possíveis…

Os jornalistas sabê-lo-ão melhor que ninguém. Quantas vezes as informações que transformam depois em notícia terão sido obtidas ilegalmente? É contar, por exemplo, as inúmeras notícias nascidas da ilegalidade das violações do segredo de justiça e apreciar o comportamento em bloco da corporação quando a prática é ameaçada de sanção penal. É por isso salutar e refrescante a orientação dada por algumas notícias entretanto saídas no Diário de Notícias a respeito deste caso recente do vídeo da professora de História que apareceu na televisão:


Porque frequentemente esquecida, as preocupações com a legalidade ali manifestadas são, pelo menos, diferentes das do costume, embora eu pessoalmente tivesse preferido que a investigação jornalística se orientasse para as respostas a algumas das perguntas que foram colocadas pela Sofia: Há quantos anos trabalha esta professora? Em que escalão está? Que tipo de avaliações foram feitas ao seu trabalho e qual foi o seu resultado? Seriam respostas a perguntas mais naturais depois de ouvirmos aquilo que nos foi dado ouvir…

(*) Na versão oficial a fotografia foi recuperada de um cadáver. Se isso foi uma pequena mentira ou se, hipótese mais desagradável, algum soldado aliado tornou a versão verdadeira, é algo que fica à consideração da especulação do leitor…

1 comentário:

  1. Cadáveres resultantes de execuções sumárias de prisioneiros não faltarm nas guerras de África, só que não havia bolsos para guardar as fotos porque estavam nus.

    ResponderEliminar