08 maio 2009

25 PRESIDENTES DESCONHECIDOS

O quadro acima é uma reprodução de outro com mais de cem anos. É a compilação dos primeiros 25 presidentes dos Estados Unidos, os que exerceram os seus mandatos nos Séculos XVIII e XIX. Mesmo quem se considere que tenha uma cultura geral bem acima da média dificilmente conseguirá nomear de cor muito mais do que cinco dos nomes que constam do quadro (clicar para ampliar). Normalíssimo. Embora em crescendo, até à Primeira Guerra Mundial (1914-18) os Estados Unidos foram uma potência secundária na Ordem Geoestratégica que vigorou. E a notoriedade dos homens que os dirigiram reflecte isso.
O contraste dificilmente podia ser maior com o que está a acontecer nos dias de hoje. Se, tenho a certeza que aquilo que inseri acima não é definitivamente do âmbito da História, mantenho as minhas interrogações sobre a classificação que se lhe poderá dar, porque suspeito que de informação também não se trata… O que aconteceu é que o actual Presidente dos Estados Unidos, que, ao contrário do que acontece com os 25 de cima, nem é preciso ter cultura geral para saber quem é, acompanhado do seu Vice, Joe Biden, foram comer um hambúrguer ao snack-bar da esquina, devidamente acompanhados pela imprensa…
Se nos últimos 100 anos os presidentes norte-americanos saíram de um quase anonimato para substituírem os monarcas e os governantes europeus nas nossas atenções, creio que essa substituição não se deveu a pormenores pitorescos como aqueles que estiveram por detrás das decisões que Obama tomou para o seu almoço: hambúrguer com queijo cheddar, mediamente bem passado, com mostarda de Dijon, batatas fritas, tomate e alface… Essas foram sempre as virtualidades dos monarcas europeus, os que nem tinham de demonstrar ser, eram já assim de nascença… mas que acabaram remetidas para a imprensa da especialidade...

6 comentários:

  1. Os vinte cinco primeiros não eram tão conhecidos mas comiam muito melhor...
    Curiosa a relação entre a cultura geral e o hamburger.
    Até me dá vontade de esquecer tudo o que aprendi ao longo do tempo, incuindo este blogue.
    bfs

    ResponderEliminar
  2. adenda: onde se lê 'este' deve ler-se 'neste'.

    ResponderEliminar
  3. Compreendido JRD!

    Permita-me adicionar outra adenda: "incluindo".

    Assim, onde se lê "incuindo este blogue" dever-se-á ler "incluindo neste blogue".

    Creio que mesmo sem adendas, não se prestava a confusões.

    Nem mesmo o parcialíssimo autor do blogue, por muito embevecido que ficasse, teria a pretensão de acreditar que o seu blogue ERA cultura, conforme se deduziria da sua primeira redacção.

    O que acontece com o Herdeiro de Aécio é que, episodicamente, TEM momentos culturais... o que apenas se justifica para combinar com o seu título, que alguém já qualificou acertadamente de "algo pomposo"! ;)

    Bom Fim de Semana

    ResponderEliminar
  4. O meu comentário não está directamente relacionado com o assunto mas lá vai.
    Mas tudo o que o Obama faz bem, ao contrário do seu antecessor, que tudo o que fazia fazia-o mal. Mesmo que ambos fizessem a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  5. A. Teixeira,
    Modéstia a sua. O seu blogue é mesmo muito bom e didáctico. As opiniões, suas e minhas, são o que são, mas podem coexistir. Digo eu.
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Agora a sério, JRD. Obviamente que as opiniões podem coexistir. E... obrigado pelos elogios.

    ResponderEliminar