10 março 2009

O VERDADEIRO PRÍNCIPE DOS COMEDIANTES

O actor António de Curtis (1898-1967), mais conhecido pela seu nome artístico de Totó (acima), representou para o cinema de comédia italiano um papel muito semelhante àquele que terá sido desempenhado por Vasco Santana (1898-1958) no caso do cinema e da comédia portuguesa. Registe-se, aliás, a curiosa coincidência daqueles dois actores terem precisamente a mesma idade – Vasco Santana era apenas três semanas mais velho que Totó…

Como acontecia com o actor português, o estilo de humor de Totó era popular mas destinava-se preferencialmente ao público italiano. Podia ser um humor visual, com é o caso do vídeo acima (que pode ser comparada com a famosa cena de Vasco Santana com o candeeiro), mas a maioria dos efeitos humorísticos assentavam nos trocadilhos dos diálogos e noutras formas castiças de expressão (de resto, muito semelhantes a cenas como esta), como se pode observar no vídeo abaixo.

Na cena do vídeo, Totó, que era napolitano de origem, ou seja, um italiano meridional, sente-se como um estrangeiro com problemas de comunicação quando se encontra de visita a Milão, a capital da Lombardia, região do Norte de Itália. Mesmo com a ajuda da tradução, para todos aqueles que não são italianos torna-se difícil acompanhar todas as subtilezas do diálogo que é travado com o polícia local. E, embora a projecção de Itália seja superior à de Portugal, isso limitou o sucesso de Totó além-fronteiras.
Apesar da sua cara assimétrica, resultado de um acidente que o deixou com aquele aspecto patusco que se tornou na sua imagem de marca, Totó era conhecido por ter tido uma vida sentimental bastante variada. Que também gerava situações cómicas. Uma das suas namoradas dos finais da década de 1940 foi a actriz Silvana Pampanini, 27 anos mais nova que Totó e um verdadeiro mulheraço de 174 cm de altura, mas que aparece devidamente emparelhada com o pequeno Totó na fotografia abaixo…
Mas a história do seu nome é ainda melhor: Totó era o filho ilegítimo de um Marquês que o veio a perfilhar quando já era adulto. Por causa disso, veio posteriormente a receber a herança de um ramo ainda mais aristocrático da família que ia buscar as suas origens às famílias dos antigos imperadores de Constantinopla. O António Clemente original (que era o apelido da mãe) viu-se transformado em António Griffo Focas Flávio Ângelo Ducas Comneno Porfirogénito De Curtis Di Bisanzio Gagliardi e mais um chorrilho de títulos fastidiosos de enumerar…

Sem comentários:

Enviar um comentário