05 março 2009

MÚSICA EM FORMATO DE ROLO DE PIANOLA

Terá sido a escassez de quem soubesse tocar instrumentos musicais mais sofisticados (como é o caso do piano), conjugada com o desenvolvimento industrial que já havia sido atingido durante a segunda metade do Século XIX, que levou ao aparecimento da pianola (acima), que é uma espécie de piano que reproduz de forma programada uma música qualquer através de um sistema mecânico, que é normalmente constituído por furos num rolo de papel, afinal muito semelhante ao sistema de cartões perfurados usado na pré-história da informática.
A pianola é também um daqueles adereços que nos habituámos a associar às histórias do Oeste norte-americano, onde a falta de pianistas (lembre-se o cartaz Não atirem sobre o Pianista!) devia ser crónica. Foram muitos os heróis míticos do Oeste, como é o caso de Lucky Luke no episódio acima, que, numa qualquer circunstância, se serviram de uma pianola no decurso das suas aventuras. Agora, o que me surpreendeu, foi o aparecimento no You Tube, de um sistema de visualização da música que está a ser tocada que faz lembrar os furos nos rolos das pianolas.

A peça musical em si é conhecidíssima: trata-se da Tocata e Fuga em Ré Menor, BWV 565, que será provavelmente a mais conhecida obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). Mas a forma inovadora como a peça é apresentada no vídeo, dá-lhe um aspecto rejuvenescido, com as notas assinaladas em escala e em duração, acendendo-se quando tocadas e com cores diferentes para nos assinalar os diferentes trechos e as diferentes melodias quando estas são executadas simultaneamente, como para nos ajudar a ver aquilo que estamos a ouvir…

1 comentário:

  1. A.Teixeira,
    VEJA ENTAO ESTA PIANOLA RESTAURADA POR MIM,NESTE CASO E UMA PHONOLA,A VARIANTE ALEMA...ABRAÇO

    http://www.youtube.com/watch?v=uNh6zWqEp1I

    MIGUEL DE MATTOS
    mmattos70@hotmail.com

    ResponderEliminar