15 março 2009

AS MÚSICAS DOS FILMES SOBRE A GUERRA DO VIETNAME

Terminada a Guerra do Vietname, criou-se na sociedade norte-americana uma espécie de necessidade premente de a exorcizar, que buscava expressões desse exorcismo onde elas mal existiam.
Considerado inicialmente o filme sobre a Guerra do Vietname, O Caçador (1978) é um filme que se limita a contar uma história da classe operária norte-americana que também se passa no Vietname.
Também considerado o filme sobre a Guerra do Vietname (em substituição do anterior), Apocalypse Now (1979) é uma história sobre a loucura da Guerra, que, por conveniência, se passa na do Vietname.
Foi preciso chegar a 1986 com Platoon para que se pudesse verdadeiramente apreciar o verdadeiro filme sobre a Guerra do Vietname, este contado na perspectiva de um veterano de infantaria.

3 comentários:

  1. Entre directos e derivados acerca do assunto "Guerra do Vietname", o American Film Institute (vulgo Cinemateca americana) contabiliza cerca de 300 a 400 títulos só em registo fílmico. Tocaste na ferida, que é como quem diz, referiste três dos mais ilustrativos títulos sobre o tema. Acrescentaria Hamburger Hill, O Regresso dos Heróis, Jardins de Pedra, Full Metal Jacket ou ainda Jacob's Lather do De Palma. Ou ainda um excelente documentário de Frederick Weiseman sobre o mesmo tema.

    ResponderEliminar
  2. A tua abordagem de cinéfilo é Esmagadora em termos dos títulos mas o que procurei transmitir neste poste era uma espécie de pressão que se vivia naqueles anos, vinda não sei identificar bem de onde, para que surgisse "o" filme sobre a Guerra do Vietname...

    E, perante tantos títulos, permite-me desconversar só um bocadinho, e dizer-te que te esquecestes de mencionar os Desaparecidos em Combate - 1, 2, 3, n, onde o Chuck Norris ia lá buscar prisioneiros esquecidos, matar mais vietnamitas maus, que os da primeira vez não chegavam e, sobretudo, exorcizar a derrota...

    O Chuck Norris não, que já está velho, mas um seu imitador devia-se preparar para ir para o Iraque...

    ResponderEliminar
  3. E ainda Born On The 4th of July, os Cinco Rambos e muitos mais porque a melhor perspectiva de análise dos arquétipos de um povo é a abordagem total e extenuante de um assunto. Fica-se a saber muito acerca do Colectivo apesar de parecer que se estuda um episódio isolado. Para mim é assunto inesgotável e fascinante.

    ResponderEliminar