31 dezembro 2008

PROVA DE AMOR

A Teoria dos Jogos é uma disciplina interessantíssima das matemáticas, que se costuma aplicar às Ciências Económicas e Sociais, onde já se inventaram uma profusão de jogos. No entanto, na lista que consultei, não encontrei qualquer referência a um jogo de um programa de rádio chamado Prova de Amor, que se jogava há coisa de uns oito a dez anos no programa da manhã da Rádio Comercial.

Em que é que consistia? A pedido de um dos namorados (9 em 10 vezes era ela), a produção do programa simulava uma chamada telefónica ao parceiro de um(a) admirador(a) onde a sua fidelidade era descaradamente posta à prova. No fim, aparecia em linha o namorado que quisera fazer a Prova de Amor e, também 9 vezes em cada 10, o programa acabava com o ambiente azedo entre o casal…

As coisas azedavam não apenas com os casos dos parceiros apanhados em plena infidelidade (que eram a maioria…) mas também com a reacção daqueles que, mantendo-se fiéis, descobriam depois a grosseria do teste a que haviam sido submetidos pelo parceiro… Em suma, duma maneira ou doutra, telefonar para o programa Prova de Amor parecia uma forma garantida de terminar o namoro…

Na altura, o calão tecnocrático ainda não havia popularizado a expressão, que hoje se tornou corrente, da win-win situation, mas a Prova de Amor, nos antípodas da expressão anterior, e para quem queria verificar qual era a solidez do seu namoro, era uma descarada lose-lose situation

4 comentários:

  1. Parabéns!
    Foi o melhor post a desejar um bom 2009 que eu li. E olha que li alguns...
    Gostei especialmente do postal.

    O programa a que te referes só me lembro dele, ou de algum parecido, na televisão. Vi pouquinhos mas era do melhor....

    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Donagata, pelo comentário e pelos comentários que vens deixando por aqui. Outro beijo grande para ti.

    ResponderEliminar
  3. Que o ano de 2009 seja tão bom para o blogger como o blogue será, certamente, para o ano de 2009.

    ResponderEliminar
  4. Muuito Obrigado pelo(s) Comentário(s) e pelo Encorajamento, Sofia.

    ResponderEliminar