19 dezembro 2008

FOTOGRAFIAS EXTRATERRESTRES

O número de fotografias extraterrestres de proximidade é muito limitado, tão limitado quanto as capacidades tecnológicas da Humanidade em enviar sondas em missões bem sucedidas para outros corpos do nosso sistema solar.
O primeiro sortido dessas fotografias extraterrestres data de Julho de 1969, da missão tripulada norte-americana Apollo 11 e tem por objecto a Lua (acima). Muitas outras fotografias do mesmo tipo se seguiram nas missões seguintes, até à conclusão do programa Apollo em 1972.
O segundo sortido de fotografias daquele mesmo género foram tiradas em Marte em 1976 a partir das Sondas gémeas norte-americanas Viking 1 e 2 (acima). Contudo, em Marte, só passados mais de 20 anos (1997) é que se reataram outras missões de características semelhantes.
Todavia, a mais bizarra fotografia extraterrestre de proximidade é esta de cima tirada em Vénus em 1982 pela Sonda soviética Venera 13. A fotografia é única e não é grande coisa, mas havia alguma pressa em a tirar, porque a sonda apenas resistiu 2 horas aos 456º Célsius e às 89 atmosferas de pressão da superfície…

4 comentários:

  1. Duas horas, nada mau, tempo mais do que suficiente para tirar muitas fotografias "a la minuta".

    ResponderEliminar
  2. O que eu não sei se percebi bem é quem será que (neste momento) precisa de tirar rapidamente a fotografia porque a explosão está para muito breve!
    :)))

    ResponderEliminar
  3. Com uma pressão equivalente à de 89 atmosferas terrestres foi mais implosão, Maria do Sol... :))))

    Tirar fotografias, mesmo em meia-hora (que era o tempo de duração originalmente estimado para o engenho), serão as que quiser JRD. Agora transmiti-las em forma digital e por rádio dali para fora é que tomou mais tempo.

    ResponderEliminar
  4. Ah! Afinal percebi. E estive para usar implosão em vez de explosão...
    :)))

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.