18 dezembro 2021

RODRIGUES DOS SANTOS, O «ORELHAS» E NÃO O «CHICÃO»

Quem olhar com atenção para a fotografia fica a perceber que José Rodrigues dos Santos, o «Orelhas» que nos pisca o olho no final do telejornal, estima muito os livros e envolve-os em capas de plástico. Mas o meu pretexto para publicar este texto é outro: é o de constatar que ninguém se projecta mediaticamente com uma associação de apelidos tão banal quanto «Rodrigues dos Santos». O que nos leva ao outro homónimo de José, o Francisco. Além de ele não escrever livros, nem se exibir a ler livros, o Francisco já é um segundo «Rodrigues dos Santos». O que é, reconheça-se um handicap, para mais quando ele insiste nos dois apelidos em detrimento da muito mais apelativa alcunha de «Chicão». Não devia fazê-lo. Aquilo que ele pensa que ganhará em respeitabilidade, perde-o em notoriedade. Exemplo: na notícia abaixo, assim numa leitura rápida, de quem estarão a falar? Do «Orelhas» ou do «Chicão»?

2 comentários:

  1. Pois. Ele poderia usar o nome "Francisco José" ou então "Nina Martins" ou ainda "José Nina". Eram nomes simples, fáceis de pronunciar e muito melhores identificativos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais simples: basta manter o "nome artístico" que escolheu e com que se lançou na política. Como é que a «sua» malta da JP o tratava nos Congressos do CDS? Não era por «Chicão! Chicão! Chicão!»?

      Que eu saiba, e ao contrário do que aconteceu com «Prince» nos anos 90, o «Chicão» não tem um problema de direitos de copyright com a sua produtora, pois não?

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.