10 janeiro 2019

A RETIRADA CUBANA DE ANGOLA

10 de Janeiro de 1989. Os soldados cubanos começavam a abandonar finalmente Angola: há treze anos que eles lá estavam (logo depois, e muito provavelmente até mesmo antes, da independência concedida pelos portugueses em Novembro de 1975) e há treze anos que andavam a prometer que de lá saíam (veja-se esta notícia de Maio de 1976!). Em comparação, outros treze anos de guerra (1961-1974) haviam esgotado a força anímica dos portugueses em quererem defender Angola como sua. Mas estes treze anos de guerra (1975-1989) pareciam não ter beliscado a determinação dos cubanos em defender um país irmão na ideologia situado a 11.000 km de distância! Ou é a constatação da superioridade moral do marxismo-leninismo, ou é a constatação de que a ditadura cubana era particularmente mais eficaz do que a portuguesa quanto à supressão das manifestações sociais de revolta a respeito do engajamento numa guerra distante. Os últimos soldados cubanos só abandonarão Angola em 1991 e durante esses quinze anos terão sido cerca de 310.000 os cubanos  mobilizados para lá combater, deixando um saldo oficial de 2.016 mortos.  

2 comentários:

  1. As minhas desculpas por comentar fora do tema deste texto mas esta noticia:

    https://www.dn.pt/poder/interior/montenegro-pondera-desafiar-rio-para-eleicoes-10418431.html

    Lembrou-me este seu texto:

    https://herdeirodeaecio.blogspot.com/2018/12/observador-seis-meses-para-mostrar-o.html

    O tempo se encarrega de clarear as aguas... :)

    ResponderEliminar
  2. Mas garanto-lhe que não tenho nenhuma fonte interna no PSD que me sopre "inside information".

    E permita-me cavalganr esses meus "galões" - recentemente adquiridos - de presciência comprovada: antecipo que esta próxima luta política dentro do PSD vai ser de uma sordidez memorável.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.