23 janeiro 2016

PORTUGAL MERECE MELHOR DO QUE ISTO

Se recentemente me referi à mediocridade das opiniões de Paulo Baldaia e aos critérios insondáveis que levam à promoção de tais nulidades ao estatuto de destaque entre os fazedores de opinião, não quis ser exaustivo no elenco de tais figuras medíocres, identificando quem eu consideraria digno de emparceirar com o ex-director da TSF. A lista seria cruel além de potencialmente injusta como o são todas as listas, malignas ou benignas. Mas o título deste artigo de opinião acima de José Manuel Fernandes, publicado pelo Observador de ontem, ter-me-á feito algo, precisamente mudado a opinião que eu fizera, sozinho, sem a ajuda dos Baldaias. Mas talvez ultraje descreva melhor a minha reacção à passagem que incluí acima e que começa por ...retórica barroca e que se alonga em considerações sobre o candidato Sampaio da Nóvoa. Formara eu a minha opinião que Paulo Baldaia é um merdas mas que se consegue esquivar a julgamento mais severo porque, como outros, é um merdas de esquerda. E José Manuel Fernandes, por ser um merdas de direita que ainda por cima veio da - e traiu - a esquerda apanharia pelos dois e dos dois lados, por ser um trânsfuga. Afinal enganei-me. Afinal toda a traulitada que ele apanha será merecida: José Manuel Fernandes é pretensioso, é petulante, é um merdas, é de direita e além disso é rasca. Não é só por causa do que ele escreve acima sobre os títulos académicos de Sampaio da Nóvoa (que será factualmente falso), é aquilo que ele acima insinua sobre os três ex-presidentes da República, qualquer um deles predisposto a deixar-se seduzir por um qualquer doutoramento honoris causa¹ dado pelo ex-reitor. Escrevo isto com o distanciamento de quem, nestas eleições, não vai votar em Sampaio da Nóvoa. Mas o outro isto a que Fernandes não se refere, pegando no título sobre aquilo que Portugal merec(er)ia melhor, é pior porque é endémico e perpetua-se. Ele refere-se aos candidatos presidenciais mas a campanha eleitoral já acabou. Amanhã contudo, à hora do encerramento das urnas, aí estarão de volta os omnipresentes fazedores de opinião como ele e o Baldaia & Friends (a propósito: em que canal aparecerá José Manuel Fernandes?), concebendo-se quase todos (e discursando) como sendo a nata da opinião portuguesa. E porque, quase todos engajados, de engajamentos conhecidos e de discurso previsível, já sabemos o que quase todos vão dizer, ora aí sim, e porque nem sequer se sujeitam a qualquer tipo de escrutínio, Portugal merec(er)ia (muito) melhor que isto...

¹ José Manuel Fernandes estaria decerto muito distraído para não ter notado, por exemplo, que em 2006 Eanes fez o seu doutoramento na universidade de Navarra. Admitamos que, tendo trabalhado para receber um doutoramento canónico, é, no mínimo, estranho deixar-se lisonjear da forma sugerida por ter recebido um honoris causa...

1 comentário:

  1. Subscrevo inteiramente.
    Acho até que os epítetos estão por defeito. Haverá muitos outros aplicáveis mas como não sou um merdas como o JMF escuso-me dos os explicitar.
    Abraço

    ResponderEliminar