15 janeiro 2016

«FELIZMENTE HOUVE A LUAR»

A LUAR (Liga de Unidade e Acção Revolucionária) ainda hoje deixa saudades. Durante o PREC, período em que pulularam e prosperaram vanguardas revolucionárias para todos os gostos, a LUAR pode ufanar-se te ter cunhado um branding distintivo das demais. E Deus sabe quanto a concorrência era feroz e imaginativa! Mas a LUAR combinava o estatuto de vanguarda esclarecida leninista (que era comum a quase toda a concorrência), com o prestígio da existência e actuação anterior ao 25 de Abril (como o PCP ou o MRPP), com o charme do secretismo de se reclamar uma organização que preconizara e praticara a luta armada (como o PRP-BR). Na notícia referente ao seu I Congresso que se realizou em Fevereiro de 1975 (abaixo) está lá a cenografia de tudo isso: o secretismo, com uma primeira parte a decorrer em sessões restritas (mas há algum segredo que pudesse ser preservado com (sic) 500 participantes?); a sobranceria de não ter convidado qualquer formação política rival para o Congresso; o respeito que se adivinha pelos actos eleitorais («Não é com eleições que o Socialismo será implantado em Portugal»); e, em contrapartida, um certo desconhecimento da LUAR entre a opinião publicada: Camilo Mortágua é repetidamente tratado pelo jornalista encarregue de cobrir o evento por Cândido... 
Numa conferência de Imprensa, a L.U.A.R. divulgou o programa do seu I Congresso que decorre, desde ontem, em sessões restritas no Coliseu dos Recreios, em Lisboa encerrando com uma sessão aberta, amanhã.
O Congresso terá a presença de cerca de 500 delegados dos núcleos organizados no país e vai debater, democraticamente, problemas tácticos, estratégicos e estruturais, a fim de encontrar as respostas políticas necessárias, e eleger os órgãos directivos. Nele participarão representantes das organizações revolucionárias estrangeiras, mesmo aquelas que operam na clandestinidade, o que impede que sejam divulgados os seus nomes. Aqueles que agem em liberdade serão apresentados na sessão final do Congresso.
Na reunião, não só Palma Inácio como Cândido
(sic) Mortágua e Fernando Marques explicaram as linhas gerais que regem a L.U.A.R., segundo as quais não é com eleições que o socialismo será implantado em Portugal, pois o socialismo nunca foi implantado por decreto, e só uma informação junto das massas trabalhadoras do campo, das fábricas e do mar pode criar um esclarecimento que leve ao verdadeiro socialismo.
Relativamente à sessão de encerramento, Palma Inácio esclareceu que «para essa sessão não foram convidados os partidos políticos» acrescentando que «isso não significa que sejamos isolacionistas ou sectaristas, mas o que nos preocupa realmente é encontrar bases unitárias de trabalho. Para isso convidamos todas as comissões de trabalhadores existentes no país».
Quanto à possibilidade ou não de, nas próximas eleições, votarem os militantes da L.U.A.R., Cândido
(sic) Mortágua esclareceu que tal posição só será definida no Congresso, mas que os militantes da Liga eram, «acima de tudo, trabalhadores».
Mas há que reconhecer que a segunda sessão, a aberta, do dito Congresso terá sido um verdadeiro sucesso, não tanto político, mas sobretudo musical. Por se ter realizado precisamente no Coliseu dos Recreios, há que reconhecer hoje, de um ponto de vista capitalista, que a LUAR reuniu revolucionariamente naquele palco um cartaz (Sérgio Godinho, Zeca Afonso, Carlos Alberto Moniz, Vitorino) de cantores de intervenção que seria capaz de fazer as invejas de qualquer empresário de espectáculos...
Todavia, mais do que satisfazer a esquerda melómana, ser-se militante da LUAR parece ter adquirido outras possibilidades mais específicas em termos de atitude revolucionária para aqueles militantes de esquerda que tivessem o hobby das armas. Seria o equivalente de uma licença de porte de arma revolucionária, como se deduz por esta notícia de Agosto de 1975, de um acontecimento bizarro ocorrido na margem sul. Toda a notícia está, aliás, muito mal contada, há ali uma prontidão de meios e de reacções que é completamente inverosímil ocorrer às 3 da manhã, mas o que importa realçar do episódio é o envolvimento (a meu ver, demasiado casual) dos comunistas do PCP no assunto e o recurso à invocação, por parte dos seus adversários, da LUAR como alibi para justificar a posse das armas. Ora, quem viveu aqueles tempos, não está a imaginar ninguém a justificar quaisquer duas granadas que levasse no bolso por se ser do MES, da UDP ou da LCI... Por se prestar a essas desculpas, a LUAR era, de facto, diferente. Não sei é se foi uma felicidade tão grande ela ter existido...
Seis indivíduos armados que se faziam transportar num automóvel estrangeiro, de matrícula parisiense, foram detidos a meio da madrugada de hoje na Moita por fuzileiros navais.
Segundo conseguimos apurar esses indivíduos tinham-se dirigido cerca das 3 da manhã a um café na Baixa da Banheira onde exibiram armas (uma delas metralhadora) e amedrontaram e insultaram alguns indivíduos que aí se encontravam a jogar à batota. O alarido e a circunstância de tais indivíduos estarem armados despertou a atenção de militantes do P.C.P. cujo centro de trabalho fica muito próximo do referido café. Do centro saíram para a rua imediatamente vários militantes daquele partido.
Atemorizados com o número de pessoas que surgiam de vários lados os indivíduos puseram-se em fuga não sem terem feito dois disparos um dos quais atingiu uma das portas do centro de trabalho do P.C.P. O estranho comportamento dos fugitivos motivou uma mobilização imediata em toda a zona da Baixa da Banheira, Alhos Vedros e Moita por elementos afectos ao P.C.P.
Entretanto os fuzileiros avisados imediatamente apareceram e juntamente com a G.N.R. cercando-os perto do cemitério da Moita.
Conduzidos ao Alfeite, para averiguações, os detidos intitularam-se membros da L.U.A.R. Entretanto, continua-se a proceder ao apuramento de todos os pormenores que permitam a sua perfeita identificação, pois tudo leva a crer que as suas declarações são falsas.
Em contacto esta manhã com um porta-voz da L.U.A.R., ele afirmou-nos desconhecer o ocorrido tendo, no entanto, manifestado dúvidas de que tais indivíduos pertençam à organização. Disse-nos mesmo que é frequente aparecerem indivíduos vangloriando-se de tal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.