19 setembro 2015

AS CORES DO SIMBOLISMO

Não é a primeira vez que aqui me refiro aos quadros (em estilo de fotografia) de Norman Rockwell nem, sobretudo, é a primeira vez que aqui insiro o quadro acima, intitulado O Problema com que todos convivemos. O que Rockwell pintou foi um episódio real, o primeiro dia de escola de uma criança de Nova Orleães de 6 anos chamada Ruby Bridges, a primeira criança negra a frequentar uma escola que fora até aí segregada. A fotografia abaixo dessa mesma ocasião é originalmente a preto e branco e reaparece agora colorida artificialmente, mas o padrão das cores escolhidas por quem a coloriu (Dana Keller) faz-nos perceber as intenções de Norman Rockell - que só pintou o seu quadro três anos depois dos acontecimentos terem tido lugar - quando deu outras cores ao vestuário dos intervenientes, não apenas o clarear dos fatos dos guarda-costas da criança, numa sugestão de fatos leves, de clima tropical e consequentemente do sul dos Estados Unidos, como sobretudo a opção pelo branco inocente do vestido da pequena Ruby. O totó na cabeça, também branco, está colocado noutro sítio porque o penteado, esse é subtilmente menos afro que o original.

1 comentário:

  1. Talvez gostes, fã de Aético: http://jornalggn.com.br/blog/jota-a-botelho/zeca-afonso-o-trovador-da-liberdade

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.