25 novembro 2014

OS IDIOTAS... E OS IDIOTAS

Recebi a mensagem que não era muito distinta de muitas outras que circulam por aí pela internet. Intitulava-se O Dia Chegou e nela se encadeiam imagens de jovens enfronhados nos seus gadgets em situações em que se esperaria uma qualquer interacção com o meio que os rodeia. Para ajudar à compreensão do leitor (presumo), adicionaram-se umas (duvidosamente necessárias) legendas explicativas.
Após um jogo de sete fotos, em número adequado para criar o ambiente, sobe-se a parada e apela-se ao lado intelectual do leitor recuperando-se uma citação de Albert Einstein: I fear the day that technology will surpass our human interaction. The world will have a generation of idiots – adiciona-se uma tradução para os menos desembaraçados em línguas e concluiu-se que o dia antecipado por Einstein chegou! Depois compete ao destinatário repassar a mensagem aos seus contactos que está muito gira!
Concordo que o fenómeno se pode tornar socialmente confrangedor e não é inédito chamar a atenção para ele mas acontece que a citação de Albert Einstein é apócrifa: ele nunca disse o que lhe atribuem, como se pode constatar facilmente numa rápida consulta na internet. Mas é assim que à idiotia dos das fotos se junta a daqueles que lhes dão popularidade, passando adiante a mensagem. Só falta mesmo inventar outra citação do que Einstein poderá ter dito dessa futura geração de idiotas que teria os melhores meios de sempre para verificar a fidedignidade daquilo que lhes transmitem mas que, por desleixo, preguiça ou idiotia, se dispensa de o fazer. Suponho que nem será preciso a opinião de Einstein para compreender que a idiotia de uma geração também se manifesta pela ausência de espírito crítico.

Sem comentários:

Enviar um comentário