23 outubro 2009

ESTADOS POLICIAIS...

Havendo muitos pormenores a distingui-los, os episódios filmados nos dois vídeos abaixo consistem essencialmente em situações idênticas: trata-se do exercício de uma violência das forças da ordem (que se percebe de uma forma mais do que evidente que é excessiva) sobre um dos membros da assistência durante um evento público. Os dois acontecimentos têm dois anos, o primeiro aconteceu na Suíça, por ocasião de um jogo de apresentação de pré-temporada do Benfica, o segundo nos Estados Unidos, por ocasião de um debate organizado na Universidade da Florida, com a presença do senador John Kerry.
Mas o que é substancialmente diferente para além dos pormenores já referidos e doutros são as reacções das duas plateias… Embora a Suíça seja considerada o país mais disciplinado da Europa, no caso do primeiro vídeo, considerada a previsível composição maioritariamente lusitana da assistência do jogo, talvez esse facto fosse irrelevante. Mas o importante é que a atitude abusiva dos seguranças gerou uma indignação tal fora do campo que provocou uma reacção em crescendo da assistência que se veio a tornar, por sua vez, disparatadamente violenta. O contraste não podia ser maior com aquilo que podemos ver no vídeo abaixo:
Na plateia civilizada da Universidade da Florida apenas se deixam ouvir, aqui e além, algumas expressões indignadas sobre o comportamento que os polícias estavam a assumir. Nem se vê qualquer reacção física aos pedidos de ajuda do detido. Ironizando, comparado com o dos Estados Unidos, é visivel que o poder da autoridade policial na Europa, mesmo na Suíça, parece ser uma brincadeira… Uma comparação interessante: vêem-se 4 seguranças nos incidentes no estádio suíço, mas são 6 os polícias presentes na detenção no auditório. Se calhar deviam lá estar todos porque eram democratas e tinham vindo ouvir John Kerry…

1 comentário:

  1. É revoltante assistir à abulia dos auditores da conferência de John Kerry, e do próprio, perante tamanha violência sem motivo.

    ResponderEliminar