22 setembro 2009

CALVÁRIOS DA APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA: ALGUNS NOMES ÁRABES E O CALENDÁRIO REPUBLICANO FRANCÊS

Das minhas leituras da história tenho que destacar dois períodos de duas civilizações completamente distintas que me deixaram completamente tonto porque não conseguia (e não consigo…) acompanhar com fluidez a sucessão dos acontecimentos. O primeiro período é o das cruzadas no Próximo Oriente medieval, especialmente a fase do contra-ataque dos soberanos muçulmanos locais (finais do Século XII), onde se destacam as acções de Saladino, que reconquistou Jerusalém dos cruzados ocidentais em 1187.
É preciso esclarecer que Saladino se chamava, numa transliteração mais correcta do seu nome, Ṣalāh ad-Dīn. O problema é que Ṣalāh ad-Dīn era filho de Najm ad-Dīn e sobrinho de Asad ad-Dīn e ao longo da vida teve uma data de rivais e aliados (alguns deles seus parentes…) com os nomes de Nūr ad-Dīn, ´Imād ad-Dīn, Mu'in ad-Dīn, Sayf al-Dīn, ´Adud al-Dīn, ´Izz al-Dīn, etc., o que transformou a minha leitura da sua biografia no livro acima num verdadeiro calvário só para conseguir identificar quem era quem…
Um outro drama é o período da Revolução Francesa, a partir da altura em que é adoptado o calendário republicano(*). Aqui, a tortura é a de saber quando, porque os meses passam a designar-se por nomes como Vindimiário, Ventoso, Florial ou Termidor... E o quando é muito importante numa época revolucionária como aquela, em que o vencedor deste mês podia ser o vencido do próximo: Robespierre venceu Danton, executado no 16 Germinal Ano II(**), para ser derrubado (e executado) três meses depois no 9 Termidor (**).

(*) Por coincidência hoje (22 de Setembro de 2009) começa um novo ano republicano: é o dia 1 do Vindimiário do Ano CCXVIII.
(**) 5 de Abril e 27 de Julho de 1794, respectivamente.

2 comentários:

  1. A única desvantagem deste blog é permitir-nos desvendar a nossa ignorância.
    vamos ver como se safa a Joana Dias se lhe questionarem sobre o calendário republicano.

    ResponderEliminar
  2. Estará a referir-se à Joana Amaral Dias, presumo, João Moutinho.

    O que me escapa é a razão porque a questionarão sobre o calendário republicano...

    Ela é assim TÃO republicana?... Olhe que o Louçã, apesar do que diz, é um ex-beato.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.