12 setembro 2009

UM RESULTADO ELEITORAL (AINDA MAIS) EMBRULHADO

Embora não queira concorrer com os profissionais, também eu por vezes me entretenho a fazer algumas simulações baseadas nos resultados que as sondagens vão dando. Na maioria das vezes os resultados que se obtêm dessas simulações são preciosismos, mas há excepções, como foi o caso daquela que fiz ontem. Ao incorporar as sondagens recém-publicadas, que acentuam a proximidade entre as intenções de voto no PS e no PSD, valores que corresponderiam, para uma afluência idêntica à das últimas eleições (5.750.000 eleitores) a 2 milhões de votos para o primeiro partido e 1,9 milhões para o segundo, cheguei à conclusão que, para além da dificuldade antecipadamente conhecida da formação de maiorias parlamentares, há sérias possibilidades de um pequeno terramoto político causado por razões técnicas…
É que, de acordo com a minha simulação da distribuição de deputados naquele cenário, o PSD arrisca-se a eleger mais deputados (93) do que o PS (90)… Ou seja, como por vezes acontece nas democracias, não é o partido mais votado que fica com a maior representação parlamentar. A acontecer isso, já adivinho o teor das críticas dos comentadores do costume, arrasando o Método de Hondt que, por acaso, já está em funcionamento entre nós há 34 anos e sempre com resultados satisfatórios. Mas, nessa eventualidade, o problema sério será político. Qual dos partidos será considerado o vencedor e qual dos líderes é que Cavaco Silva convidará para formar governo em primeiro lugar? E, pior para a sua ideia favorita, como é que se pode formar o Bloco Central com dois galos aspirando ao mesmo poleiro?

Nota: Só a primeira figura corresponde à distribuição de mandatos resultante da minha simulação. A do meio corresponde à de um estudo efectuado pela Eurosondagem. No primeiro caso, o PS elegeria 90 deputados, o PSD 93, o BE 22, o PCP 15 e o CDS 10 (resultado de 34,6%, 32,9%, 11,5%, 8,7% e 6,8% dos votos, respectivamente).

Adenda: Só depois de ter escrito este poste é que fui ler o Público… onde descobri que nele havia um artigo em destaque, precisamente com este tema. Para comparação com as do jornal, eis a distribuição de mandatos por mim calculada:

3 comentários:

  1. És um poço de sabedoria!!! Vê bem que até te antecipas aos profissionais da coisa... Mas que vai ser uma embrulhada daquelas, lá isso vai.

    ResponderEliminar
  2. Os elogios serão devidos a quem os merece, Donagata, e eu não os mereço.

    Eu não me antecipei aos profissionais das sondagens; eu ter-me-ei antecipado, quanto muito, a profissionais de jornalismo. o que é uma coisa diferente, de muito menor exigência técnica...

    ResponderEliminar
  3. Então está bem. leva lá a bicicleta. Nem um elogio és capaz de aceitar sem refilar! Poça lá para o piqueno!!!!

    ResponderEliminar