24 abril 2009

«SIDESHOWS» DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (8) – A BATALHA DOS ALPES

A 10 de Junho de 1940, no meio do enorme caos representado pela segunda fase da Invasão de França pela Wehrmacht, a Itália aproveitou a ocasião para declarar guerra tanto à França como ao Reino Unido. Em Roma, Benito Mussolini chegou mesmo a encenar uma cerimónia de estadão (acima), mas nos cumes alpinos das regiões da fronteira franco-italiana as coisas decorriam com muito mais tranquilidade. Dois dias depois daquela gigantesca cerimónia, em que Benito Mussolini anunciou que a palavra de ordem era vencer e prometeu que se venceria (*), os franceses ainda assinalavam apenas os costumeiros contactos cordiais entre as patrulhas dos dois lados.
Perante a rapidez do avanço alemão, o Duce teve que espicaçar o Marechal Pietro Badoglio a tomar rapidamente a ofensiva comentando cinicamente que precisava de alguns milhares de baixas para que a Itália se pudesse sentar honrosamente à mesa da conferência de paz. Iniciada a 20 de Junho, a ofensiva italiana, abrangendo três exércitos (I, IV e VII) e 32 divisões revelou-se o primeiro de uma enorme colecção de fiascos que as armas italianas iriam coleccionar ao longo do conflito. Os dias decorriam e não havia maneira das unidades italianas conseguirem penetrar em profundidade no dispositivo defensivo do exército do General René Olry (acima).
Como se pode perceber no mapa acima (**), acabou por ser a ameaça de cerco por parte das unidades alemãs chegadas entretanto a Lyon (a rosa, do lado direito) a decidir verdadeiramente o desfecho da batalha. Um armistício entre franceses e italianos acabou por ser assinado no dia 24. As perdas italianas cifravam-se em 6.000, as francesas em 250. E também no campeonato das basófias, a França ganhara à Itália. Por uma vez, o vencidíssimo Maurice Gamelin (abaixo), revelara-se presciente: Se a Itália estiver contra nós – dissera – então vamos precisar de uma meia dúzia de divisões. Foram exactamente 6 as divisões à disposição de Olry…
(*) – Conteúdo do trecho do discurso de Mussolini:
La parola d'ordine, è una sola, Categorica! ed impegnativa per tutti Essa già trasvola, ed accende i cuori dalle Alpi, all'oceano Indiano: VINCERE!!! ...e VINCEREMO!!!
(**) – Contrariamente às convenções, este mapa encontra-se orientado com o Sul para cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.