02 janeiro 2009

AS FRONTEIRAS INTERNAS DA ALEMANHA - 1

O Trabant é um automóvel que se veio a tornar uma referência dos artigos de consumo da antiga República Democrática Alemã.

Do You Tube, pude retirar alguns pequenos filmes publicitários referentes ao Trabant que lá existem, onde se realça tudo o de kitsch eles continham.

Mas, mais do que uma questão de influência do regime (comunista) do país que os produzia, para o estilo daqueles filmes contribuiu sobretudo a época (anos 60) e o país (Alemanha) onde foram realizados.

Entre um leque mais alargado de filmes publicitários a automóveis alemães daquela mesma época, quem se arrisca a dizer, apenas pelo estilo, qual era (Leste ou Oeste) a sua origem?...

A grande diferença veio a acontecer depois quando, passados mais de 25 anos sobre a feitura de alguns destes anúncios, os mesmos Trabant ainda continuavam a ser produzidos…

Nota – Para responder ao desafio de identificar a origem das viaturas, ajuda saber que, por coincidência, na antiga RDA, se usava um tipo de matrícula idêntica à portuguesa original (i.e. AB-01-01).

1 comentário:

  1. O "Trabant" ganhou o 2º prémio num concurso de aerodinâmica!
    O 1º classificado foi um guarda-fatos...

    Também existia o modelo "sport": tinha uma raqueta de ténis na chapeleira!

    Muitos alemães "ocidentais" compraram essas peças de sucata móvel, após a "queda do muro". Só não percebi se o fizeram por gozo ou por masoquismo!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.