29 novembro 2008

EM EVOCAÇÃO DE ENID BLYTON

Deve ter sido ideia de quase todos os ex-alunos do Colégio Militar mais nostálgicos e com mais vocação prosadora escrever um livro com as histórias do seu tempo. Felizmente são poucos os que chegaram a concretizar a ideia... Porque é o tipo de histórias que costumam ser excelentes quando contadas em mesa de tertúlia, na voz de um bom narrador e com um auditório cúmplice que conhece de antemão tanto o ambiente como as personagens.
Quando passadas para o papel, e por muito que seja o mérito do prosador, as histórias tendem a perder o vigor porque, fora daquele círculo cúmplice, os leitores ex-alunos de outras gerações ainda podem conhecer o ambiente, mas já não sabem quem são as personagens, e então os outros leitores não conhecem nem uma coisa nem outra, e a história, depurada de cumplicidades, fica apenas com o seu valor intrínseco, que às vezes é bem pouco…
Isto para não falar do ponto de vista do editor, a quem interessaria tornar as histórias colegiais mais abrangentes e capazes de atingir uma audiência ainda mais vasta, enfim, passe um pouco o exagero, torná-las uma versão em masculino e marialva daquela série juvenil do Colégio das Quatro Torres da escritora inglesa Enid Blyton… A verdade que temos que reconhecer é que aquelas histórias são cómicas mas não interessantes e interessam a muito poucos…
Creio que a mesma lógica se deveria aplicar - e não se aplica - a um outro caso distinto, a respeito do qual há um frenesim de investigação e editorial despropositados. São histórias de uma geração que passou a sua fase júnior, durante a década de 60, inícios da de 70, a querer salvar o mundo e a militar em organizações marxistas-leninistas radicais. Tal qual o caso das histórias do Colégio Militar, vê-se hoje como tudo aquilo não foi importante e nem sequer é interessante…
Só que, ao contrário do exemplo colegial, neste caso escreve-se e publica-se muito, embora sobretudo para interesse dos que lá estiveram, que, como no caso dos ex-alunos do Colégio Militar, nem foram muitos e parece que se conhecem todos… E se quisermos continuar pelas alusões às séries juvenis de Enid Blyton, neste caso, pelo número desmesurado de organizações pequenas mas secretas que criaram (veja-se acima) é mais um caso de… O Clube dos Sete.

4 comentários:

  1. Como não tenho experiência nem do Colégio Militar nem de organizações Marxistas-leninistas radicais, não sei se me é permitido pensar, que o "clube dos sete" poderia muito bem ser uma infiltração das segundas no primeiro, até porque creio que seria gente a mais.

    ResponderEliminar
  2. Uma conheço, as outras nem tanto, mas serão estruturas que poderão provocar em quem as vive ou viveu por dentro a ilusão de serem muito mais importantes do que, de facto, são ou foram…

    ResponderEliminar
  3. A.Teixeira:

    Mas aquele mapa das organizações de esquerda leninista-marxista é mesmo a sério?!?!?

    Quer dizer, aquilo lembra-me a discussão dos monthy pithon no coliseu de Jerusalém no filme a "Vida de Brian", em que os próprios que discutiam como derrotar Roma, a dada altura já não sabiam a que organização terrorista de combate aos romanos pertenciam...

    E só de 1964 até ao inicio dos anos 70?!!?

    Esta terra, de facto, está cheia de lunáticos e doidos...é só isso que explica um mapa daqueles...

    Dissidente-x

    ResponderEliminar
  4. É a sério. O próprio poste contêm uma ligação para o artigo que o inclui: http://caminhosdamemoria.wordpress.com/2008/11/24/notas-sobre-o-maoismo-em-portugal-1964-1974/

    Não são de perder também alguns comentários da caixa dos ditos, onde aparece alguma "rapaziada daquele tempo" (Pedro Baptista é um deles) validando o rigor do esquema.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.